Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/11310
Title: Tarefas com recurso à calculadora gráfica no Ensino Secundário do 10.º ao 12.º ano de escolaridade
Author: Silva, Maria Helena Guerra Gomes
Advisor: Matos, José Manuel Leonardo de
Keywords: Tarefas matemáticas
Competências
Calculadora gráfica
Ensino da matemática
Conceito de função
Defense Date: 2013
Publisher: Faculdade de Ciências e Tecnologia
Abstract: Este estudo tem por base um modelo da hipótese teórica de que o estudo de funções, privilegiando uma abordagem com recurso à calculadora gráfica, pode elevar a sua compreensão pelos alunos. Assim, o objetivo principal deste estudo é a construção e compilação de tarefas que visam recorrer às potencialidades da calculadora gráfica no estudo das funções que integram o atual currículo do Ensino Secundário. Todas as tarefas foram delineadas para serem levadas a cabo com ajuda da calculadora gráfica, por se considerar que esta ferramenta pode ajudar a criar um ambiente de aula propício a uma forma diferente de construir conceitos. As tarefas propostas abordam o tema funções segundo diferentes pontos de vista – gráfico, numérico e algébrico – e com diferentes graus da complexidade, desde as algébricas inteiras, passando pelas fracionárias e acabando nas transcendentes – exponenciais e logarítmicas ou trigonométricas. E abordam também temas transversais – comunicação Matemática, aplicações de modelação Matemática; Lógica e raciocínio matemático, resolução de problemas, atividades de exploração e tecnologias e matemática.
Description: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Mestrado em Ensino da Matemática
URI: http://hdl.handle.net/10362/11310
Appears in Collections:FCT: DM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva_2013.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.