Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/11310| Title: | Tarefas com recurso à calculadora gráfica no Ensino Secundário do 10.º ao 12.º ano de escolaridade |
| Author: | Silva, Maria Helena Guerra Gomes |
| Advisor: | Matos, José Manuel Leonardo de |
| Keywords: | Tarefas matemáticas Competências Calculadora gráfica Ensino da matemática Conceito de função |
| Defense Date: | 2013 |
| Publisher: | Faculdade de Ciências e Tecnologia |
| Abstract: | Este estudo tem por base um modelo da hipótese teórica de que o estudo de funções, privilegiando uma abordagem com recurso à calculadora gráfica, pode elevar a sua compreensão pelos alunos. Assim, o objetivo principal deste estudo é a construção e compilação de tarefas que visam recorrer às potencialidades da calculadora gráfica no estudo das funções que integram o atual currículo do Ensino Secundário. Todas as tarefas foram delineadas para serem levadas a cabo com ajuda da calculadora gráfica, por se considerar que esta ferramenta pode ajudar a criar um ambiente de aula propício a uma forma diferente de construir conceitos. As tarefas propostas abordam o tema funções segundo diferentes pontos de vista – gráfico, numérico e algébrico – e com diferentes graus da complexidade, desde as algébricas inteiras, passando pelas fracionárias e acabando nas transcendentes – exponenciais e logarítmicas ou trigonométricas. E abordam também temas transversais – comunicação Matemática, aplicações de modelação Matemática; Lógica e raciocínio matemático, resolução de problemas, atividades de exploração e tecnologias e matemática. |
| Description: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Mestrado em Ensino da Matemática |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/11310 |
| Appears in Collections: | FCT: DM - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Silva_2013.pdf | 1,72 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.











