Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/112193| Título: | Arte, Formação e Educação: Narrativas sobre os percursos de formação de seniores institucionalizados. Estudo de caso |
| Autor: | Costa, Joana Angélica da |
| Orientador: | Silva, Maria do Carmo Vieira da |
| Palavras-chave: | Arte Formação Educação Seniores Institucionalizados Experiências de Vida e Formação Arte e Educação Percurso de Construção de Conhecimento Narrativas de Ofício Institutionalized Elderly Life Experience and Formation Art and Education Construction of Knowledge Pathways Labor Narratives |
| Data de Defesa: | 9-Dez-2020 |
| Resumo: | A presente investigação insere-se na área de especialização de Educação e Psicologia do curso de doutoramento em Ciências da Educação. A finalidade é pesquisar as narrativas dos percursos de formação de seniores institucionalizados no ofício da arte, bem como a repercussão dessas narrativas para aqueles que narram e para a formação de novos aprendizes do referido ofício. A investigação desenvolvida é motivada pelas experiências exitosas na direção da partilha dos saberes dos idosos, designados no Brasil de “Tesouros Vivos” – anteriormente designados “Mestres da Cultura Popular” – e dos “Mestres do Mundo”, do projeto ALICE, em Portugal. Constituem-se objetivos da presente tese recolher os testemunhos de idosos
institucionalizados, no Brasil e em Portugal, portadores de um saber de ofício específico – a arte e a arte-educação - bem como mensurar o seu possível legado aos novos aprendizes do referido ofício. Os nossos objetivos passam, ainda, por trabalhar com outras formas de construir e partilhar os saberes, bem como fomentar o exercício da função formadora e educativa a partir de idosos institucionalizados. Iniciamos por refletir a respeito de variados conceitos como seja velho, bem como as questões sociais e culturais acerca da velhice e das instituições de acolhimento desses sujeitos. Em seguida, refletimos sobre a educação e a formação ao longo da vida, espaços educativos para velhos, bem como o modo de partilhar os conhecimentos por eles construídos. Em especial, abordamos a educação artística, a arte-educação e a educação estética, assim como as estratégias educativas, como a as trocas de saberes, educação oral, conhecimento tácito,
educação forma e informal. Subsidiam a presente investigação Santos (2000) com as Epistemologias do Sul, Freire (1999) com Educação Dialógica, Duarte Júnior (2000) com O saber sensível e o saber inteligível, Josso (2004), Ricoeur (2002), Pineau (1993) e Souza (2014) com as narrativas, memória, biografia, autobiografia e histórias de vida e formação, entre outros. Consideramos, para o estudo que levámos a cabo, o paradigma interpretativo, que é a metodologia que possibilita a compreensão singular e plural que a ciência da educação
naturalmente impõe. Portanto, o desenho metodológico na presente investigação configurase como um Estudo de Caso centrado em idosos artistas residentes na Casa do Artista, em Lisboa, e no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, no Brasil. A História de Vida e Formação, História Oral e Investigação-Ação fazem parte do modelo multimetodológico da pesquisa. Como instrumentos e técnicas, usamos a Entrevista Semiestruturada, as Rodas de Conversa, o World Café, a Observação Participante, os Dispositivos Multimédia e as Notas de Campo. Os dados obtidos na pesquisa empírica com 20 idosos artistas e 10 estudantes do curso de arte leva-nos a concluir que é possível trabalhar com outras formas de construir e partilhar os saberes, ampliando assim o lugar e o modo de produção do conhecimento a partir do repertório dos idosos institucionalizados. Quando fomentamos o exercício da função formadora e educativa a partir das narrativas dos idosos institucionalizados, colocando-os como agentes ativos e protagonistas do seu saber de ofício, os resultados foram exitosos. Os desdobramentos e a repercussão para a formação de novos aprendizes, estudantes de licenciatura da Escola Superior de Teatro e Cinema, em Portugal, também se mostraram
exitosos. Uma recomendação que propomos, de forma particular, vai na direção da educação estética e do significativo programa da DGE e do MEC quanto ao PEEA, para que se possa olhar para as instituições de idosos como lugar repleto de conhecimentos a serem explorados. Outra recomendação é dirigida às universidades no que diz respeito a repensar os currículos e as práticas educativas fora da sala de aula convencional. Que, a esse respeito, as visitas de estudo possam ser fomentadas bem como possam estender-se a outros lugares de visitação, como as instituições de acolhimento da pessoa idosa – um celeiro repleto de valiosas sementes prontas ainda a dar frutos, um lugar repleto de tesouros vivos, um património histórico e cultural de um povo. The present investigation inserts itself in the area of specialization in Education and Psychology from the PHD program in Education Sciences. The trail we went through in this study detained itself in researching the narratives of institutionalized elderly regarding their formation pathways in the making of art, as well as the repercussion of these narratives to those who narrate them and to the formation of new apprentices in art. The investigation that was developed here is motivated by the successful experience concerning the knowledge sharing by elder people in the project “Tesouros Vivos”, in Brazil, which was formerly called “Mestres da Cultura Popular”, and “Mestres do Mundo”, from the project ALICE, in Portugal. The objective in the present thesis is to collect the testimonies of institutionalized elderly in Brazil and Portugal who are the recipients of a specific occupation knowledge – the art and the art-education, as well as measure their possible legacy to new apprentices in that area. Therefore, it is part of our objectives to work with other ways of constructing and sharing knowledge, as well as to promote the exercise of formational and educational functions coming from institutionalized elderly. We began by reflecting on the varied concepts of what is to be “old”, as well as the social and cultural issues regarding the old age and the institutions that shelter these people. Thereafter, we reflect on the education and formation through life, the educational spaces for the elderly and on the ways to share the knowledge constructed by them. In special, we attain ourselves on the artistic education, the art education and the aesthetic education, along with the educational strategies – as the exchange of knowledge, the oral education, the tacit knowledge and the formal and informal education. The theoretical background supporting this investigation comprises of Santos (2000), with the Epistemologies of the South, Freire (1999), with the Dialogic Education, Duarte Júnior (2000), with the Sensitive and Intelligible Knowledges, Josso (2004), Ricoeur (2002), Pineau (1993) e Souza (2014), with the narrative memory, biography, autobiography and stories of life and formation, among others. For this study, we resorted on the interpretative paradigm, which is the lens that allows the singular and plural comprehension the Education naturally imposes. Therefore, the methodological design of this investigation is configured as a case study of elder artists residing at Casa do Artista, in Lisbon, and Retiro dos Artistas, in Rio de Janeiro, Brazil. The History of Life and Formation, the Oral History and the Action Investigation are part of the multimethodology model of this research. As instruments and techniques, we used the Semi Structured Interview, the Conversation Circles, the World Cafè, the Participative Observation, the Multimedia Gadgets and the Field Notes. The data obtained in the empirical research with 20 elder artists and 10 art students leads us to the conclusion that it is possible to work with other alternatives of constructing and sharing knowledge, broadening the locus and the knowledge production resources taken from the repertory of institutionalized elderly. When we fomented the exercise of the formation and educational function from the narratives of institutionalized elderly, transforming them in active agents and protagonists of their labor knowledge, the results were successful. The deployment and repercussion to the formation of new apprentices, who were the students from Escola Superior de Teatro e Cinema, in Portugal, was also successful. A recommendation we propose, in particular, goes towards the aesthetic education and the significative program from DGE and from MEC regarding PEEA, in order to look to the elderly institutions as places replete of knowledge to be explored. Another recommendation goes towards the universities regarding the rethinking of curriculums and educational practices outside the conventional classroom. We hope that study visits can be promoted and extended to other places, as the institutions hosting elderly people, which are a storehouse full of valuable seeds ready to give fruits, places of alive treasures, who are a historical and cultural patrimony of the society. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/112193 |
| Designação: | Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Psicologia e Educação |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCE - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese final DEZEMBRO correção final em word - Cópia.pdf | 7,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











