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http://hdl.handle.net/10362/111531
Título: | Passado Presente: imagens da história e usos contemporâneos da memória na arte fotográfica e videográfica de Paulo Mendes |
Autor: | Rego, Inês Gricho |
Orientador: | Alves, Ana Margarida |
Palavras-chave: | Fotografia Memória Paulo Mendes História Estado Novo 25 de Abril de 1974 Cidade Memory History 25th of April 1974 City |
Data de Defesa: | 6-Out-2020 |
Resumo: | Tendo por base a análise de um conjunto de trabalhos fotográficos e videográficos de Paulo Mendes (n. Lisboa, 1966), a presente dissertação procura perceber de que modos este artista tem questionado o papel político da memória e da história na perspetivação do passado recente de Portugal. Esta investigação visa entender como, através da apropriação de imagens da história e de um uso político da memória e da imagem fotográfica e videográfica, Paulo Mendes tem demonstrado a necessidade de reconhecer o caráter histórico e convencional das utilizações da memória e da imagem enquanto sistemas de representação, assumindo um
ímpeto de intervenção política, questionador da sociedade, da realidade, e da memória coletiva.
Partindo de algumas das obras que compõem a série S de Saudade, iniciada em 2007, procura-se perceber como Mendes tem desenvolvido uma reflexão contemporânea sobre a história social e política de Portugal no período do Estado Novo (1933-1974), evocando criticamente as imagens que constituem a memória coletiva da ditadura de Oliveira Salazar (1889-1970). Explorando os trabalhos que apresentou no projeto Quartel/Arte Trabalho Revolução (1999), analisa-se de que formas este artista tem vindo a refletir igualmente sobre a
transição para o atual sistema político pós-revolução de 1974, problematizando a existência e o sentido das utopias revolucionárias à luz do estado contemporâneo da sociedade portuguesa. Por fim, tendo como ponto de partida a série work in progress Tráfico/ Tráfego (Freeze Frame), iniciada em 1991, exploram-se os modos como os seus trabalhos, resgatando e criando estruturas de memória, têm revelado os impactos que os vários processos políticos, urbanísticos e económicos exercem sobre a cidade e sobre a experiência da memória no contexto urbano contemporâneo. Based on the analysis of a group of photographic and video works by Paulo Mendes (b. Lisbon, 1966), this dissertation tries to understand how the referred artist has questioned the political role of memory and history in the perspective of Portugal's recent past. The research aims to understand how, through the appropriation of images of history and the political use of memory and photographic and videographic images, Paulo Mendes has demonstrated the need to recognize the historical and conventional character of the uses of memory and images as representation systems, assuming an impetus for political intervention, one that questions society, reality, and collective memory. Taking from some of the works that integrate series S de Saudade, which began in 2007, we envisage to understand how Paulo Mendes has developed a contemporary reflection on the social and political history of Portugal during the Estado Novo period (1933-1974), critically evoking the images that constitute the collective memory of the Oliveira Salazar (1889-1970) dictatorship. Exploring the works that Paulo Mendes presented in the project Quartel / Arte Trabalho Revolução (1999), we analyze how the artist has also been reflecting on the transition to the current political system of post-revolution of 1974, problematizing the existence and meaning of revolutionary utopias in the light of the contemporary condition of Portuguese society. Finally, taking from the series Tráfico/ Tráfego (Freeze Frame), a work in progress which began in 1991, we try to understand how, by rescuing and creating structures of memory, his works reveal the ways in which the various political, urban and economic processes impact the city and the experience of memory in the contemporary urban context. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/111531 |
Designação: | Mestrado em História da Arte, especialização em Arte Contemporânea |
Aparece nas colecções: | FCSH: DHA - Dissertações de Mestrado |
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