Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/107742
Título: | Formação geográfica escolar, conhecimento do território e cultura de ordenamento do território |
Autor: | Ferreira, Paula Raquel Neto Martins de Lima Nascimento |
Orientador: | Pereira, Margarida Ferrão, João |
Palavras-chave: | Ordenamento do território Ordenamento do território Cultura de ordenamento do território Formação geográfica escolar. Spatial planning Spatial planning culture Geographic school formation |
Data de Defesa: | 29-Jul-2020 |
Resumo: | A exclusividade da intervenção do Estado nos processos de planeamento e gestão
territorial tem vindo a ser gradualmente complementada com a participação de “novos"
atores.
Para que esta cooperação seja conscienciosa e responsável é essencial a maior difusão
do conhecimento de conceitos como território e ordenamento do território, e a alteração
das atitudes cívicas/culturais dos cidadãos na forma de encarar o território - como recurso
escasso e bem comum.
Neste contexto, questiona-se o contributo da disciplina de Geografia lecionada no 10º
e 11º anos, na consolidação desses conceitos e na consecução de uma cultura de
ordenamento do território.
Para responder a esta pergunta, formularam-se dois questionários aplicados nas
escolas que integram o caso de estudo (municípios de Aveiro e de Viseu), aos alunos com
e sem frequência da disciplina, e a adultos (representantes da sociedade civil), com o
intuito de identificar o que entendem por “território”, “ordenamento do território” e
“cultura de ordenamento do território”. Com o conhecimento revelado por cada um dos
universos em estudo, pretendeu-se perceber a influência da variável frequentar ou não
Geografia ou da variável geográfica (Aveiro ou Viseu) nas opções apresentadas por cada
um dos grupos em estudo. Em simultâneo, analisou-se a presença dos conceitos
supracitados no programa de Geografia lecionada no ensino secundário e nos manuais
escolares adotados nas escolas do caso de estudo.
Com os resultados obtidos nos questionários e a análise da presença dos conceitos
supramencionados nos manuais escolares adotados, procurou-se compreender se a
disciplina de Geografia é um fator de diferenciador entre alunos que a frequentam
relativamente aos que a não frequentam, na aquisição destes conceitos. Ou seja, se a
formação geográfica escolar do ensino secundário contribui para um maior conhecimento
do território e do ordenamento do território, e para a efetivação de uma cultura de
ordenamento do território. In order for this cooperation to be conscientious and responsible, it is essential to spread knowledge about concepts such as territory and spatial planning, and to change the civic /cultural attitudes of citizens in the way of facing the territory - as a scarce and common good. In this context, the contribution of the subject of Geography taught in the 10th and 11th years is questioned, in the consolidation of these concepts and in the achievement of a spatial planning culture. To answer this question, two questionnaires were performed at schools that integrate the case study (state of Aveiro and Viseu), in students who attended to the subject or not, and in adults (representatives of civil society), in order to identify what they understand by “territory”, “spatial planning” and “spatial planning culture”. With the knowledge revealed by each one of the contexts under study, it was intended to understand the influence of the variable attending or not attending Geography classes or the geographical variable (Aveiro or Viseu) in the answers presented by each one of the groups under study. At the same time, the presence of the concepts mentioned above was analyzed in the Geography program taught in secondary education and in the school manuals adopted at the schools of the case study. With the results obtained in the questionnaires and the analysis of the presence of the aforementioned concepts in the adopted school manuals, we sought to understand whether the discipline of Geography is a differentiating factor between students who attend it compared to those who do not attend it, in the acquisition of these concepts. That is, if the geographic school formation of secondary education contributes to a greater knowledge of the territory and spatial planning, and to the realization of a culture of spatial planning. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/107742 |
Designação: | Geografia e Planeamento Territorial |
Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - Formação geográfica escolar, Território e COT.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.