Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/106377
Title: Gêneros e multimodalidade
Author: Leal, Audria
Goncalves, Matilde
Keywords: Text Plan
Genre
Multimodality
Teaching
Reading
Issue Date: 2020
Abstract: Neste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado.
Description: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/106377
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68
ISSN: 0103-3638
Appears in Collections:FCSH: CLUNL - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
167095_Texto_do_artigo_427705_2_10_20200812.pdf3,08 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.