Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/106377
Título: Gêneros e multimodalidade
Autor: Leal, Audria
Goncalves, Matilde
Palavras-chave: Text Plan
Genre
Multimodality
Teaching
Reading
Data: 2020
Resumo: Neste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado.
Descrição: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/106377
DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68
ISSN: 0103-3638
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Artigos em revista internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
167095_Texto_do_artigo_427705_2_10_20200812.pdf3,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.