Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/106377
Título: | Gêneros e multimodalidade |
Autor: | Leal, Audria Goncalves, Matilde |
Palavras-chave: | Text Plan Genre Multimodality Teaching Reading |
Data: | 2020 |
Resumo: | Neste artigo, parte-se das propostas de Leal (2019) e de Gonçalves e Jorge (2019), com vista a contribuir para o ensino/ aprendizagem da leitura de textos multimodais. Para tal, articula-se a noção de plano de texto, equacionada como noção teórica e transposta como ferramenta de trabalho válida no âmbito do ensino da língua, com a de composicionalidade, evidenciando a interação entre o linguístico e as outras semioses. A articulação entre as duas noções possibilita trabalhar com textos multimodais, através de uma abordagem macro, para o nível contextual e, de uma abordagem meso/micro, para o nível configuracional. Pretende-se, com o presente contributo, melhorar as práticas de ensino/aprendizagem da leitura, em particular em textos com multiplicidade de linguagens, evidenciando como as diversas formas de interação entre o verbal e o não verbal são complexas e precisam de um trabalho faseado. |
Descrição: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/106377 |
DOI: | https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v33i2p39-68 |
ISSN: | 0103-3638 |
Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Artigos em revista internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
167095_Texto_do_artigo_427705_2_10_20200812.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.