Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10362/10580
Title: Do anonimato à fama: a construção da celebridade em Portugal
Author: Brogueira, Carlota Guedes da Silva
Advisor: Ponte, Cristina
Jorge, Ana
Keywords: Celebridade
Aonimato
Gestão de imagem
Media
Managers
Branding
Fama
Marcas
Agências de ativação de marca
Representação
Defense Date: Apr-2013
Publisher: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Abstract: Nesta tese, procuro explorar a origem da fama, as suas implicações, relacioná-la com o reconhecimento social e perceber de que forma esta está ou não diretamente ligada ao mérito. O estudo da indústria das celebridades implica não só perceber todo o processo de alcance da fama, como ainda descortinar os seus bastidores e principais constituintes. No estudo do marketing da fama, é crucial perceber quem são os managers, que estratégias adoptam e qual o seu papel nesta indústria. É ainda essencial na minha pesquisa perceber quais as características do mercado da fama em Portugal. Para aprofundar o meu conhecimento acerca do mesmo, procurei perceber a sua origem e descortinar quem são os seus principais players, tendo realizado entrevistas a alguns agentes e agências de celebridades que atuam em Portugal. Toda a performance efectuada pela indústria da fama visa não só atrair os fãs e o reconhecimento social para as celebridades, como ainda seduzir marcas com as quais desejam colaborar. É essencial para esta investigação perceber quem está por detrás das marcas, como estes percepcionam a celebridade e como se relacionam com os managers. Para isso, foram entrevistados project managers que trabalham em agências de ativação de marca e que são responsáveis pela seleção de celebridades que pensam ser indicadas para colaborar com as marcas que representam. Neste relacionamento, ambas as partes mostram dois lados da indústria: por um lado, os managers que representam as celebridades, por outro lado os project managers que representam as marcas. Estas duas fações da indústria são complementares e juntas representam parte daquilo que podemos apelidar da indústria da fama em Portugal.
Description: Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação.
URI: http://hdl.handle.net/10362/10580
Appears in Collections:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Mestrado - 2013.pdf1,96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.