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http://hdl.handle.net/10362/104095
Título: | Portugal como um HUB para o transporte marítimo de contentores |
Outros títulos: | o caso do porto de Sines |
Autor: | Vieira, Ana Raquel Serra Silva |
Orientador: | Faria, Duarte de Lynce |
Palavras-chave: | Transporte Marítimo Porto de Sines HUB Maritime Transport Port of Sines |
Data de Defesa: | 2-Jul-2020 |
Resumo: | The main objective of this study is to understand how container shipping from
the Port of Sines, the main Portuguese port and also from the Iberian Peninsula, can
become a HUB port.
The adopted methodology is of qualitative nature, having been proceeded to the
documentary analysis.
The results indicate that the Port of Sines can and should become a HUB port.
It is concluded that the Port of Sines, in addition to having several benefits at its
disposal, has the potential to become a HUB port, due to its own characteristics and
its strategic location, namely, an LNG HUB.
In addition to continuing to handle large quantities of containerized cargo, the
Port of Sines is preparing to increase its competitiveness and assert itself in commerce
and shipping by expanding one of its terminals (Terminal XXI) and the creation of
the Vasco da Gamma. Through these projects, the Port of Sines will be able to move
more cargo, accommodate the largest ships in the world and respond to business
opportunities with other countries, namely with China (through the Belt and Road)
and with the USA (through the expansion of the Port of Sines and the new Terminals). O objetivo principal deste estudo é perceber como é que o transporte marítimo de contentores do Porto de Sines, o principal porto português e também da Península Ibérica, se pode reforçar-se como um porto HUB. A metodologia adotada é de índole qualitativa, tendo-se procedido à análise documental. Os resultados indicam que o Porto de Sines pode e deve reforçar-se como um porto HUB. Conclui-se que o Porto de Sines, além de ter ao seu dispor diversos benefícios, tem potencial para se intensificar como um porto HUB, devido às suas características próprias e à sua localização estratégica, nomeadamente, um HUB de GNL. Além de continuar a movimentar grandes quantidades de cargas contentorizadas, o Porto de Sines prepara-se para aumentar a sua competitividade e afirmar-se no comércio e transporte marítimo ao expandir um dos seus terminais (o Terminal XXI) e a criação do Terminal Vasco da Gama. Através destes projetos, o Porto de Sines terá capacidade para movimentar mais carga, albergar os maiores navios do mundo e dar resposta às oportunidades de negócios com outros países, nomeadamente com a China (através da Belt and Road) e com os EUA (através da expansão do Porto de Sines e dos novos Terminais). |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/104095 |
Designação: | Mestrado em Direito e Economia do Mar |
Aparece nas colecções: | FD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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