Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/104095
Título: Portugal como um HUB para o transporte marítimo de contentores
Outros títulos: o caso do porto de Sines
Autor: Vieira, Ana Raquel Serra Silva
Orientador: Faria, Duarte de Lynce
Palavras-chave: Transporte Marítimo
Porto de Sines
HUB
Maritime Transport
Port of Sines
Data de Defesa: 2-Jul-2020
Resumo: The main objective of this study is to understand how container shipping from the Port of Sines, the main Portuguese port and also from the Iberian Peninsula, can become a HUB port. The adopted methodology is of qualitative nature, having been proceeded to the documentary analysis. The results indicate that the Port of Sines can and should become a HUB port. It is concluded that the Port of Sines, in addition to having several benefits at its disposal, has the potential to become a HUB port, due to its own characteristics and its strategic location, namely, an LNG HUB. In addition to continuing to handle large quantities of containerized cargo, the Port of Sines is preparing to increase its competitiveness and assert itself in commerce and shipping by expanding one of its terminals (Terminal XXI) and the creation of the Vasco da Gamma. Through these projects, the Port of Sines will be able to move more cargo, accommodate the largest ships in the world and respond to business opportunities with other countries, namely with China (through the Belt and Road) and with the USA (through the expansion of the Port of Sines and the new Terminals).
O objetivo principal deste estudo é perceber como é que o transporte marítimo de contentores do Porto de Sines, o principal porto português e também da Península Ibérica, se pode reforçar-se como um porto HUB. A metodologia adotada é de índole qualitativa, tendo-se procedido à análise documental. Os resultados indicam que o Porto de Sines pode e deve reforçar-se como um porto HUB. Conclui-se que o Porto de Sines, além de ter ao seu dispor diversos benefícios, tem potencial para se intensificar como um porto HUB, devido às suas características próprias e à sua localização estratégica, nomeadamente, um HUB de GNL. Além de continuar a movimentar grandes quantidades de cargas contentorizadas, o Porto de Sines prepara-se para aumentar a sua competitividade e afirmar-se no comércio e transporte marítimo ao expandir um dos seus terminais (o Terminal XXI) e a criação do Terminal Vasco da Gama. Através destes projetos, o Porto de Sines terá capacidade para movimentar mais carga, albergar os maiores navios do mundo e dar resposta às oportunidades de negócios com outros países, nomeadamente com a China (através da Belt and Road) e com os EUA (através da expansão do Porto de Sines e dos novos Terminais).
URI: http://hdl.handle.net/10362/104095
Designação: Mestrado em Direito e Economia do Mar
Aparece nas colecções:FD - Dissertações de Mestrado

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