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http://hdl.handle.net/10362/101596
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Paula | - |
dc.contributor.author | Jorge, Noémia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-28T22:08:02Z | - |
dc.date.available | 2020-07-28T22:08:02Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.other | PURE: 16199106 | - |
dc.identifier.other | PURE UUID: 90c78fa1-80ed-41de-a035-019163582ed7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/101596 | - |
dc.description | UID/LIN/03213/2019 | - |
dc.description.abstract | Os géneros de texto têm tido uma importância crescente nos documentos curriculares que regem o ensino do Português. No entanto, são escassos os estudos que demonstram até que ponto os diferentes géneros de texto ensinados são efetivamente aprendidos por parte dos alunos do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. Com que formatos textuais os alunos destes ciclos de escolaridade estão mais aptos trabalhar – tipos ou géneros de textos? Os alunos possuem conhecimento (meta)linguístico sobre tipos e géneros ou produzem-nos “intuitivamente”? Com o objetivo refletir sobre tais questões, pretende-se, nesta comunicação, dar a conhecer as concetualizações que os estudantes do 1.º e do 2.º ciclos de Ensino Básico têm dos diferentes géneros de texto – modelos adotados pelos textos e adaptados de acordo com as circunstâncias em que são produzidos (Bronckart, 1997) – e tipos de texto (estruturas textuais fixas – nomeadamente narrativa, descritiva, dialogal, explicativa, argumentativa – Adam, 1992). Para o efeito constituiu-se um corpus com cerca de cem textos, produzidos por alunos (do 2.º ao 6.º ano), na primeira semana de aulas do ano letivo 2019-2020. As produções escritas foram solicitadas por um enunciado instrucional (cf. Anexo 1). Enquadrada concetual e metodologicamente pelo Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 1997; Broncart 2008) e tendo como foco a infraestrutura geral dos textos, a análise textual apresentou um cunho qualitativo e interpretativo. Duas foram as conclusões preliminares a que se chegou: I) grande parte dos alunos elegeu o texto narrativo como formato a produzir, estruturando-o satisfatoriamente em três partes (situação inicial, peripécias, desfecho), atitude que se deverá quer à preponderância que os “textos narrativos naturais” assumem “na interação da vida quotidiana e normal” (Aguiar e Silva, 1996, p. 598) e nas práticas de produção escrita em contexto escolar, quer ao destaque que é dado ao contacto com “textos narrativos literários” (ibidem) no seio da instituição familiar e escolar; II) alguns alunos privilegiaram a produção de géneros de texto, não revelando, no entanto, um desempenho tão satisfatório quanto os primeiros. Isto leva-nos a concluir, na esteira de Coutinho (2013, 2019) ou de Miranda (2015), que, se há géneros cuja apropriação se faz informalmente, outros há que exigem um estudo formal e sistematizado. Em suma, a análise do corpus revelou-nos que o género textual enquanto ferramenta de comunicação não é ainda suficientemente valorizado (ao contrário do tipo de texto), facto que se reflete nas lacunas estruturais relativamente a uma estrutura-modelo desejada. Daqui se conclui que há ainda um longo caminho a percorrer para que haja um efetivo domínio dos géneros de texto. | en |
dc.format.extent | 3 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FLIN%2F03213%2F2013/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | escrita | - |
dc.subject | género de texto | - |
dc.subject | tipo de texto | - |
dc.subject | conhecimento (meta)linguístico | - |
dc.title | Géneros (e tipos) textuais | - |
dc.type | conferenceObject | - |
degois.publication.firstPage | 73 | - |
degois.publication.issue | I | - |
degois.publication.lastPage | 76 | - |
degois.publication.title | Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básico | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.description.version | publishersversion | - |
dc.description.version | published | - |
dc.title.subtitle | concetualizações do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | - |
dc.contributor.institution | Centro de Linguística da UNL (CLUNL) | - |
Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Documentos de conferências nacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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