Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/101131
Título: Lisboa - é uma casa. Uma etnografia visual com pessoas que viveram na rua
Autor: Leiria, André Duarte
Orientador: Quintela, Maria Manuel
Costa, Catarina Alves
Palavras-chave: Sofrimento social
Estigma
Antropologia
Lisboa
Esperança
Anthropology
Social suffering
Stigma
Data de Defesa: 11-Mai-2020
Resumo: Este projecto resulta de uma etnografia que envolveu uma aproximação à vida de pessoas em antiga situação de sem abrigo e de onde surgiu a realização de um filme etnográfico, no qual podemos aceder aos seus testemunhos e vivências. O trabalho de campo incidiu no projecto social chamado “É Uma Casa, Lisboa Housing First” da Associação Crescer que, através de um modelo de Housing First, tem como objectivo oferecer a pessoas em situação de “estado crónico” de sem abrigo a possibilidade de viverem numa casa, tentando assim a sua reintegração social. Neste projecto explorou-se a relação entre a subjectividade do sofrimento social (Pussetti e Brazzabeni, 2011), e a construção subjectiva da esperança (Barnard, 1995), em que o estigma e a discriminação têm um papel marcante, tanto no modo como se manifestam como quanto à forma de os combater. Em termos teóricos, trata-se de entender o conceito de esperança e perceber como este poderá sofrer alterações para os actores sociais durante o processo de acção do projecto social. Foi também importante interpretar o conceito de casa e a sua relevância na construção da vida e da esperança. A pesquisa é de natureza etnográfica, usando a observação participante como metodologia, com um contacto próximo e o estabelecimento de relação entre observador-observado com os diferentes actores sociais. No âmbito dessa investigação etnográfica e da noção de Antropologia Visual, surge a realização de um objecto visual, no formato de documentário, que expõe momentos e conversas íntimas com pessoas que viveram muitos anos na rua e vivem agora ao abrigo de uma casa.
This project is a result of an ethnography that involved an approximation to the lives of people that used to be in a homeless situation and from it arises an ethnographic film where we can access their testimonies and life experiences. The fieldwork focused on the social project called “É Uma Casa, Lisboa Housing First” created by Associação Crescer that, making use of a Housing First model, has the objective of offering the possibility of living in a house to people that are in the “cronic state” of homelessness, trying to accomplish their social reintegration. This project explores the relation between the subjectivity of social suffering (Pussetti and Brazzabeni, 2011), and the subjective construction of hope (Barnard, 1995), where stigma and discrimination have a striking position, either in the way they manifest, as how they are fought. The theoretical baseline is to understand the concept of hope and realize how this can change to the social actors, while during the action of the social project. It was also important to interpret the concept of home and it’s relevance on the construction of life and hope. The nature of the research is etnographic, with the use of the participant observation as methodology, with a close contact and establishment of relation between observer-observed, with the different social actors. As part of this entographic investigation and with the notion of Visual Anthropology, emerges the production of a visual object, in the format of a documentary film, that exposes moments and intim conversations with people that lived many years on the streets and are now under the shelter of a home.
URI: http://hdl.handle.net/10362/101131
Designação: Antropologia
Aparece nas colecções:FCSH: DA - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Corrigida_Lisboa – É uma casa Uma etnografia visual com pessoas que viveram na rua .pdf2,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.