Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/99213| Título: | IFE. A alma do Negócio: Inglês para fins específicos nas áreas da Contabilidade e Finanças |
| Autor: | Carvalho, Ana Sofia Antunes de |
| Orientador: | Ceia, Carlos |
| Palavras-chave: | Didática Contabilidade Finanças Inglês para fins específicos English for Specific Purposes Accounting Finance Didactics |
| Data de Defesa: | 3-Fev-2020 |
| Resumo: | Esta tese reflecte sobre o ensino e a aprendizagem de inglês para fins específicos na
área das ciências empresariais e a relação que se estabelece entre estas áreas do
conhecimento e todas as partes interessadas, estudantes, professores e
empregadores. Pretende-se conhecer as percepções, expectativas e necessidades
destes stakeholders de forma a contribuir para a elaboração de programas e materiais
que consigam corresponder às expectativas e necessidades dos estudantes e que
assim resultem num contributo válido para formar futuros profissionais preparados
para um mercado de trabalho globalizado.
Este trabalho faz o enquadramento teórico e aborda brevemente as questões que
rodeiam o inglês para fins específicos, o inglês para a contabilidade e o inglês para as
finanças. Discute-se o inglês como língua global, o inglês lingua franca, o inglês de
negócios e o papel do professor de inglês para fins específicos e as exigências que se
lhe colocam. Discute-se as transformações que se verificaram ao nível do ensino
superior com a criação do Espaço Europeu do Ensino Superior e a possível colaboração
entre instituições de ensino superior e o mercado de trabalho.
Como opção metodológica utilizou-se o estudo de caso, tendo-se analisado e discutido
as percepções, expectativas e necessidades de grupos específicos, estudantes de Inglês
Financeiro, professores para inglês de fins específicos e professores nas áreas das
ciências empresariais de um instituto de ensino superior politécnico público e dos
colaboradores e directores de uma empresa do sector da consultoria de gestão. Os
grupos são diversos e as suas contribuições variadas; é nesta variabilidade e
experiência que se encontra a riqueza para construir um trabalho que se espera válido.
A recolha de dados que contribuíram para a análise dos grupos incluiu inquéritos por
questionário, entrevistas e observação directa e informal. Estes dados resultaram em
informação que contribuiu (e continuará a contribuir) para uma análise das
necessidades reais de todas as partes interessadas, sobretudo dos estudantes, com o
objectivo de se desenvolver programas e materiais didácticos que contribuam para um
ensino-aprendizagem válido e sólido de inglês para fins específicos nas áreas da
contabilidade e das finanças.
Os objectivos principais deste trabalho são contribuir para a investigação na área de
inglês para fins específicos, contribuir de alguma forma, para o trabalho dos
professores de inglês para fins específicos e, sobretudo, contribuir para o ensinoaprendizagem
dos estudantes de inglês para fins específicos. This thesis considers the teaching and learning of English for Specific Purposes (ESP) in the area of business sciences and the relation that exists among these areas of expertise and all their stakeholders, students, teachers, employers. The purpose is to come upon the perceptions, expectations and needs of these stakeholders so as to contribute to the design of syllabuses and materials that match the expectations and needs of the students, thus resulting in a valid contribution to form future professionals adequately prepared to work in a globalised labour market. This research study includes a literature review of ESP and discusses briefly the issues that surround ESP, English applied to Accounting and English applied to Finance. Other issues discussed include English as a global language, English lingua franca, business English and the role of the ESP and the difficulties they face. We discuss the transformations that occurred in higher education with the creation of the European Higher Education Area (HEEA) and the possible cooperation between higher education institutions and the labour market. As for the research methodology, we have employed the case study, having analysed and discussed the perceptions, expectations and needs of specific groups, students of English for Finance, ESP teachers, and teachers of business sciences of a public higher education institute and the staff and directors of a company in the area of management consulting. The groups are diverse and their contributions varied; it is in this multiplicity and experience that we find the richness to elaborate a research study that we expect valid. The data collection methods used for the analysis of the groups included questionnaires, interviews, direct and informal observation. These data resulted in information that contributed and (will continue to contribute) to an analysis of the real needs of all the stakeholders, especially students, with the purpose of designing syllabuses and didactic materials that contribute to a legitimate and concrete teaching and learning of English for specific purposes in the areas of Accounting and Finance. The main objectives of this research study are to contribute to research conducted in the area of ESP, contribute in some manner, to the work of ESP teachers, and in particular, to contribute to the teaching and learning of ESP students. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/99213 |
| Designação: | Línguas, Literaturas e Culturas |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ana Sofia Carvalho.pdf | 11,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











