Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/96485
Título: Lean para a redução do tempo de entrega de bagagem no aeroporto Humberto Delgado
Autor: Lopes, Gonçalo Filipe Valente
Orientador: Machado, Virgínia
Barroso, Ana
Palavras-chave: Ground handling
Lean
Kayzen
Single-Minute Exchange of Die
Gemba Walk
Data de Defesa: Jun-2018
Resumo: O atual crescimento do número de passageiros no Aeroporto Humberto Delgado torna a gestão do fluxo de bagagem um dos principais desafios para o aeroporto. Esta realidade reforça a necessidade das empresas do setor de ground handling potenciarem os seus processos. A presente dissertação surgiu da necessidade da empresa em estudo satisfazer o trinómio qualidade-preço-tempo de entrega de bagagem, através da aplicação de estratégias de gestão Lean. O estudo de caso foca-se no fluxo de bagagem local, no qual engloba os processos de handling executados desde que o avião aterra no aeroporto até que toda a bagagem local é entregue no terminal e segue em direção aos passageiros. O ponto de partida do estudo foi o gemba walk, o qual permitiu elaborar o diagnóstico do desempenho atual da empresa através do registo e cronometragem das atividades de handling de 296 processos. Os indicadores operacionais contabilizados e a elaboração da Waste Relation Matrix permitiram analisar quantitativamente e qualitativamente as fontes de desperdício ao longo do fluxo de bagagem local. Posteriormente, foram estudados os possíveis ganhos da aplicação da ferramenta Single-Minute Exchange of Die (SMED) combinada com os fundamentos Kaizen: 5S, Gestão Visual e Uniformização. A implementação das estratégias apresentadas permitirá à empresa reduzir o período de setup interno (período de tempo entre o início do descarregamento de bagagem do avião até à entrega da última bagagem no terminal) na ordem dos 5 minutos, o que equivale a uma redução de 20,5%. Os eixos de melhoria têm como base o aperfeiçoamento das condições de trabalho dos colaboradores, a eliminação das atividades de valor não acrescentado e o aumento da eficiência do fluxo de informação interna de forma agilizar e aumentar o valor e a satisfação de todas as partes interessadas: colaboradores, passageiros, companhias aéreas e o aeroporto.
URI: http://hdl.handle.net/10362/96485
Designação: Mestre em Engenharia e Gestão Industrial
Aparece nas colecções:FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado

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