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http://hdl.handle.net/10362/96485
Título: | Lean para a redução do tempo de entrega de bagagem no aeroporto Humberto Delgado |
Autor: | Lopes, Gonçalo Filipe Valente |
Orientador: | Machado, Virgínia Barroso, Ana |
Palavras-chave: | Ground handling Lean Kayzen Single-Minute Exchange of Die Gemba Walk |
Data de Defesa: | Jun-2018 |
Resumo: | O atual crescimento do número de passageiros no Aeroporto Humberto Delgado torna a gestão do fluxo de bagagem um dos principais desafios para o aeroporto. Esta realidade reforça a necessidade das empresas do setor de ground handling potenciarem os seus processos. A presente dissertação surgiu da necessidade da empresa em estudo satisfazer o trinómio qualidade-preço-tempo de entrega de bagagem, através da aplicação de estratégias de gestão Lean. O estudo de caso foca-se no fluxo de bagagem local, no qual engloba os processos de handling executados desde que o avião aterra no aeroporto até que toda a bagagem local é entregue no terminal e segue em direção aos passageiros. O ponto de partida do estudo foi o gemba walk, o qual permitiu elaborar o diagnóstico do desempenho atual da empresa através do registo e cronometragem das atividades de handling de 296 processos. Os indicadores operacionais contabilizados e a elaboração da Waste Relation Matrix permitiram analisar quantitativamente e qualitativamente as fontes de desperdício ao longo do fluxo de bagagem local. Posteriormente, foram estudados os possíveis ganhos da aplicação da ferramenta Single-Minute Exchange of Die (SMED) combinada com os fundamentos Kaizen: 5S, Gestão Visual e Uniformização. A implementação das estratégias apresentadas permitirá à empresa reduzir o período de setup interno (período de tempo entre o início do descarregamento de bagagem do avião até à entrega da última bagagem no terminal) na ordem dos 5 minutos, o que equivale a uma redução de 20,5%. Os eixos de melhoria têm como base o aperfeiçoamento das condições de trabalho dos colaboradores, a eliminação das atividades de valor não acrescentado e o aumento da eficiência do fluxo de informação interna de forma agilizar e aumentar o valor e a satisfação de todas as partes interessadas: colaboradores, passageiros, companhias aéreas e o aeroporto. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/96485 |
Designação: | Mestre em Engenharia e Gestão Industrial |
Aparece nas colecções: | FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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