Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/96182
Título: O papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento intrapessoal e interpessoal da criança
Autor: Graça, Inês Anjos
Orientador: Nogueira, João
Figueiredo, Isabel
Palavras-chave: Educação musical
Prática Musical de Conjunto
Envolvimento
Cantar
Desenvolvimento
Metodologias Pedagógicas
Music Education
Group Music Practice
Involvement
Singing
Development
Pedagogical Methodologies
Data de Defesa: 28-Fev-2020
Resumo: O presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado (PES), integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2º ciclo do Ensino Básico), lecionado na Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Este pretende refletir sobre o papel da prática musical de conjunto no desenvolvimento global da criança, através de uma revisão literária, e a prática desenvolvida ao longo do ano, enquanto estagiária, numa escola de 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, analisando criticamente o trabalho desenvolvido a nível pedagógico. O trabalho é composto por quatro capítulos. O primeiro capítulo reflete o papel do professor, tanto como docente como no ensino da música, e apresenta uma contextualização e reflexão sobre o ensino da música desde a primeira infância ao 3º ciclo, finalizando com uma fundamentação teórica relativamente ao tema proposto. Seguidamente, é realizada a descrição do contexto onde foi realizado o estágio, bem como a apresentação do Projeto Educativo e Atividades Extracurriculares e da Sala de Educação Musical. No terceiro capítulo, é apresentado, de forma descritiva e refletiva, o trabalho realizado no âmbito da PES, ao longo do ano, através da descrição e análise das aulas observadas e lecionadas. Por fim, é apresentado um resumo do trabalho desenvolvido ao longo do ano no âmbito da unidade curricular Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (SOPES).
The present report is produced within Prática de Ensino Supervisionado (PES), course of the Master in Teaching Musical Education in Elementary Education (2nd level of Basic Education), lectured in Faculdade de Ciências Socias e Humanas of Universidade Nova de Lisboa. It aims to reflect upon the role of group music practice in children global development, through a literary review, and the practice developed throughout the year, while an intern, in a 2nd and 3rd level school of Basic Education, critically analyzing the work developed in a pedagogical level. This paper is composed by four chapters. The first chapter reflects on the role of a professor and presents a contextualization and reflection on the music teaching from early childhood to the 3rd level, ending with a theoretical foundation regarding the proposed theme. Next, is presented the description of the context where the internship took place, as well as the presentation of the Educational Project and Extracurricular Activities and Music classroom. In the third chapter, it is presented, in a reflective and descriptive way, the work made in the scope of the PES, throughout the year, through the description and analysis of the observed and taught classes. Finally, is presented a summary of the work developed during the tear within the course Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada (SOPES).
URI: http://hdl.handle.net/10362/96182
Designação: Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final.pdf5,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.