Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/96121
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Alexandre, Fernando | - |
dc.contributor.author | Mouralinho, Rui Pedro Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-14T15:16:08Z | - |
dc.date.available | 2020-04-14T15:16:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-04 | - |
dc.date.submitted | 2020-04-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/96121 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório resume o trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2018/2019 como professor estagiário de Geografia no Centro de Educação e Desenvolvimento Nossa Senhora da Conceição, da Casa Pia de Lisboa. As turmas lecionadas foram o 7.ºA e o 9.ºA. A estas turmas foram aplicados métodos de ensino-aprendizagem, nomeadamente o modelo de aprendizagem baseado em problemas, o modelo expositivo, a aprendizagem cooperativa e a diferenciação pedagógica. Os métodos foram aplicados sempre tendo em conta as temáticas da Geografia para os diferentes anos de escolaridade e a relação desta ciência com a cidadania ativa, já que ajuda os jovens a refletir e a ponderar sobre o espaço em que vivem e com o qual interagem. O tema “Geografia e Cidadania: uma visão humanista” reflete uma abordagem que assume o papel central que a educação geográfica desempenha para o incremento da educação para a cidadania. Ao longo da intervenção levada a cabo no âmbito da prática de ensino supervisionada, os alunos foram envolvidos num processo de desenvolvimento de competências, através do qual foram levados a pensar, a ponderar e a emitir as suas opiniões perante situações hipotéticas apresentadas em sala de aula e/ou sobre situações do nosso quotidiano. Desta forma, os jovens tiveram oportunidade de conhecer o espaço em que se inserem e ter uma voz ativa sobre vários assuntos da realidade a várias escalas, com destaque para a análise de problemas à escala global. O recurso a esta abordagem reflete a importância e o contributo que a disciplina de Geografia tem na formação dos jovens enquanto cidadãos ativos, nomeadamente quando aplicada ao encontro dos objetivos definidos no quadro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. A Geografia, enquanto disciplina centrada na abordagem de diferentes temas a várias escalas, permite aos alunos expandir a sua visão da realidade e, consequentemente, estabelecer inter-relações entre conteúdos dos domínios do físico, do social, do económico e do cultural. Deste modo, permite também desenvolver as ferramentas conceptuais que permitam aos alunos um exercício ativo de uma cidadania global. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report resumes the work developed during the academic year of 2018/2019 as a Geography intern teacher at CED NSC, Casa Pia of Lisbon, where 7th A and 9th A were the classes taught. Various teaching-learning methods were applied while working with these classes, namely the problem-based teaching model, the expository model, the cooperative learning and differentiated pedagogy. These methods were applied in accordance with the supervised teaching practice, always taking into consideration the distinct themes of Geography for the different schooling years and the relation of this science with an active citizenship, which helps students to reflect and to consider the space where they live in and with which they interact. The theme “Geography and citizenship: a humanistic vision” reflects an approach that assumes the central role that geographic education plays in enhancing citizenship education. During the intervention carried out in the supervised teaching practice, students were involved in a process of competence development through which they were led to think, to ponder and to express their opinions towards hypothetical situations presented in the classroom and/or in everyday situations. In this way, students had the opportunity to be aware of the space in which they live and had the chance of having an active voice on several issues of reality at several scales, with emphasis on the analysis of problems on a global scale. The use of this approach reflects the importance and the contribution that the Geography subject has in the formation of students as active citizens, particularly when applied to meet the goals defined in the framework of the National Strategy for Citizenship Education. Geography, as a subject focused on addressing different themes at several scales, allows students to expand their vision of reality and, consequently, to establish interrelationships between physical, social, economic and cultural domains. Thus, it always enables the development of conceptional tools that allow students to actively exercise a global citizenship. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino Geografia | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Visão Humanista | pt_PT |
dc.subject | Geography teaching | pt_PT |
dc.subject | Educação para a cidadania | pt_PT |
dc.subject | Humanistic vision | pt_PT |
dc.subject | Education for citizenship | pt_PT |
dc.title | Geografia e cidadania: uma visão humanista | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202455300 | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RuiMouralinho_41750_RelatórioPES.pdf | 4,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.