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http://hdl.handle.net/10362/95495Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Raimundo, Nuno de Mendonça | - |
| dc.date.accessioned | 2020-04-01T22:40:03Z | - |
| dc.date.available | 2020-04-01T22:40:03Z | - |
| dc.date.issued | 2019 | - |
| dc.identifier.issn | 2183-8410 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 15943881 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: a7b9aff7-ea65-4a55-b225-cb5606b1c766 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/95495 | - |
| dc.description | UID/EAT/00693/2019 SFRH/BD/140077/2018 | - |
| dc.description.abstract | O Cancioneiro de Paris (manuscrito F-Peb Masson 56) é a colecção portuguesa de música profana mais extensa que se conhece; como tal, constitui uma fonte de grande importância na história da música em Portugal. Contudo, o problema da datação tem sido bastante descurado, com excepção das breves contribuições de Eugenio Asensio (1989) e Manuel Pedro Ferreira (2008). Na minha tese de mestrado (2017) apresentei uma primeira proposta para a datação do cancioneiro fundamentada através de um estudo aprofundado dos aspectos físicos do manuscrito e do repertório. Neste artigo pretendo retomar alguns desses aspectos, no sentido de apresentar uma revisão. Inicialmente, analiso as características codicológicas e paleográficas do cancioneiro através do estudo das marcas de água e das caligrafias, o que permitirá compreender as camadas sucessivas de compilação e as intervenções das diversas mãos. De seguida, abordo o problema da datação do repertório – sobretudo a partir dos dados biográficos dos poucos autores identificados no cancioneiro, mas também a partir do contexto histórico dos géneros e formas musicais – que permitirá definir o terminus a quo aproximado para cada camada do manuscrito. Finalmente, com base nesta análise, proponho uma cronologia para a compilação do cancioneiro, resumindo, para cada uma das suas etapas, as intervenções dos respectivos copistas e o período aproximado em que terão ocorrido. | en |
| dc.format.extent | 22 | - |
| dc.language.iso | eng | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00693%2F2013/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Cancioneiro de Paris | - |
| dc.subject | Chansionnier Masson | - |
| dc.subject | música profana ibérica | - |
| dc.subject | Século XVI | - |
| dc.subject | datação de manuscritos | - |
| dc.subject | datação de repertório | - |
| dc.title | The Dating of the Cancioneiro de Paris and a Proposed Timeline for its Compilation | - |
| dc.type | article | - |
| degois.publication.firstPage | 211 | - |
| degois.publication.issue | 1 | - |
| degois.publication.lastPage | 232 | - |
| degois.publication.title | Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology | - |
| degois.publication.volume | 6 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.contributor.institution | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) | - |
| dc.contributor.institution | Departamento de Ciências Musicais (DCM) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Artigos em revista nacional com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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