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dc.contributor.authorRaimundo, Nuno de Mendonça-
dc.date.accessioned2020-04-01T22:40:03Z-
dc.date.available2020-04-01T22:40:03Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn2183-8410-
dc.identifier.otherPURE: 15943881-
dc.identifier.otherPURE UUID: a7b9aff7-ea65-4a55-b225-cb5606b1c766-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/95495-
dc.descriptionUID/EAT/00693/2019 SFRH/BD/140077/2018-
dc.description.abstractO Cancioneiro de Paris (manuscrito F-Peb Masson 56) é a colecção portuguesa de música profana mais extensa que se conhece; como tal, constitui uma fonte de grande importância na história da música em Portugal. Contudo, o problema da datação tem sido bastante descurado, com excepção das breves contribuições de Eugenio Asensio (1989) e Manuel Pedro Ferreira (2008). Na minha tese de mestrado (2017) apresentei uma primeira proposta para a datação do cancioneiro fundamentada através de um estudo aprofundado dos aspectos físicos do manuscrito e do repertório. Neste artigo pretendo retomar alguns desses aspectos, no sentido de apresentar uma revisão. Inicialmente, analiso as características codicológicas e paleográficas do cancioneiro através do estudo das marcas de água e das caligrafias, o que permitirá compreender as camadas sucessivas de compilação e as intervenções das diversas mãos. De seguida, abordo o problema da datação do repertório­­ – sobretudo a partir dos dados biográficos dos poucos autores identificados no cancioneiro, mas também a partir do contexto histórico dos géneros e formas musicais – que permitirá definir o terminus a quo aproximado para cada camada do manuscrito. Finalmente, com base nesta análise, proponho uma cronologia para a compilação do cancioneiro, resumindo, para cada uma das suas etapas, as intervenções dos respectivos copistas e o período aproximado em que terão ocorrido.en
dc.format.extent22-
dc.language.isoeng-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00693%2F2013/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCancioneiro de Paris-
dc.subjectChansionnier Masson-
dc.subjectmúsica profana ibérica-
dc.subjectSéculo XVI-
dc.subjectdatação de manuscritos-
dc.subjectdatação de repertório-
dc.titleThe Dating of the Cancioneiro de Paris and a Proposed Timeline for its Compilation-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage211-
degois.publication.issue1-
degois.publication.lastPage232-
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology-
degois.publication.volume6-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionCentro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)-
dc.contributor.institutionDepartamento de Ciências Musicais (DCM)-
Aparece nas colecções:FCSH: CESEM - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

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