Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/94542
Título: "Musicar um poema é acentuar-lhe a emoção": Fernando Pessoa, entre a estética musical, a melopoética e o significado musical
Autor: Cruz, Filipa Moniz Brazete
Orientador: Castro, Paulo Ferreira de
Palavras-chave: Fernando Pessoa
Canção
Música e Poesia
Fernando Lopes-Graça
Music and Poetry
Song
Data de Defesa: 6-Fev-2020
Resumo: A música e a poesia, ambas consensualmente classificadas de artes do tempo, cruzam-se ao longo da história em inúmeras manifestações de uma vontade de conciliação entre duas formas de comunicação e expressão diferentes, apoiada num debate estético em torno do que define uma obra de arte como unidade completa e universal. A qualquer discussão sobre a relação entre uma e outra arte subjaz uma problemática mais ampla, referente à barreira epistemológica que separa a música da linguagem verbal, um pressuposto que diferentes autores tentam ainda hoje desacreditar. Enquanto cúmplices desta causa, o nosso estudo do cruzamento entre a música e a poesia tem como objetivos questionar a separação das mesmas com base em noções como a inefabilidade e a autonomia musical e analisar de que forma cada um destes meios, ambos significantes, pode incorporar e afetar o outro. De modo a concretizar os objetivos gerais propostos, elegemos como objeto de estudo a obra de duas figuras envoltas pelo contexto político, filosófico e sociocultural português do século XX: a poesia de Fernando Pessoa (Ortónimo e heterónimos) e as canções de concerto de Fernando Lopes-Graça com poesia de Pessoa. O primeiro capítulo é dedicado ao debate dos pressupostos estéticos e epistemológicos subjacentes ao estudo da relação entre a música e a poesia, a partir de um percurso que se inicia no rescaldo do Iluminismo e se conclui nas mais recentes discussões geradas pela consolidação do campo dos Word and Music Studies. No segundo capítulo, a partir da análise de uma seleção dos seus poemas, pretendemos identificar alguns dos fatores que influenciam diferentes tipos de interação entre a música e a poesia de Pessoa e compreender de que modo a exploração da ideia de música dialoga com os pressupostos estéticos particulares de cada um dos autores em causa, relativizando o papel da biografia do autor e aliando ao conhecimento gerado no campo literário uma perspetiva musicológica. Por último, o terceiro capítulo assume como objeto de estudo tanto o discurso estético de Fernando Lopes-Graça, como as suas canções com poesia de Pessoa, a partir dos quais pretendemos pensar os diferentes modos como o compositor relaciona o plano de significação poético com o musical; e de que forma as convicções estéticas do compositor se relacionam com as estratégias de composição utilizadas.
Music and poetry, both consensually classified as arts of time, intersect throughout history in many manifestations of a will of conciliation between two different forms of communication and expression, supported by an aesthetic debate about what defines a work of art as a complete and universal unity. Every discussion concerning the relationship between the two arts is underpinned by a broader problem related with an epistemological barrier that separates music from verbal language, an assumption that different authors still try to discredit today. As accomplices of such cause, our study of the intersection between music and poetry aims to question their separation, based on concepts such as ineffability or musical autonomy, and to analyze the ways in which each of these mediums, both signifying, can incorporate and affect the other. In order to accomplish the proposed goals, we have chosen the works of two individuals surrounded by the philosophical, political and sociocultural context of the Portuguese 20th century as our research subjects: the poetry of Fernando Pessoa (Orthonymous and heteronyms) and the art songs of Fernando Lopes-Graça with Pessoa’s poetry. The first chapter is dedicated to the debate about the aesthetic and epistemological assumptions underlying the study of the relationship between music and poetry, based on a path that begins in the aftermath of the Enlightenment and that is concluded in the more recent discussions derived from the consolidation of the field of Word and Music Studies. In the second chapter, through the analysis of a selection of his poems, we aim to identify some of the factors that influence different kinds of interaction between music and the poetry of Pessoa and to understand the way in which the exploration of the idea of music communicates with the aesthetic assumptions unique to each of the authors in question, putting the author’s biography’s role into perspective and associating the knowledge acquired in the literary field with a musicological point of view. At last, the third chapter takes Fernando Lopes-Graça’s aesthetic discourse and his songs with Pessoa’s poetry as its subject, through which we intend to reflect about the different ways in which the composer related the poetic plane of signification with the musical one; and in what ways his aesthetical beliefs relate to the compositional strategies he used.
Descrição: Faz parte desta dissertação ficheiros audios,que podem ser consultados na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
URI: http://hdl.handle.net/10362/94542
Designação: Ciências Musicais
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Filipa Cruz.pdf53,61 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.