Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/94375
Título: A publicidade com o argumento na origem
Outros títulos: Advertising with the argument at origin.An exploratory approach to the Porto city brand and Port wine brand.
Autor: Lobo, Paula
da Silva, Ivone Marília Carinhas Ferreira
Palavras-chave: Origin bounded brands
marcas locais
Identidade
publicidade
Advertising
City brands
Identity
Local brands
Communication
Data: 28-Jun-2019
Resumo: Os efeitos da globalização e as alterações económicas das últimas décadas têm intensificado as reflexões académicas sobre o desenvolvimento de estratégias de branding com vista à promoção de lugares: países, territórios, cidades.Sabemos que uma boa marca não só acrescenta traços identitários positivos, como constrói ligações emocionais, molda as percepções dos consumidores sobre a realidade, influenciando os seus comportamentos. No caso de uma marca lugar ou marca-cidade “it is a powerful mediator of culture, communities, and people and if it has positive reputation it will make it easier to compete for attention, resources, people, jobs, and money.” (Morgan, Pritchard and Pride, 2011: 5).A intensificação da concorrência entre cidades, num mercado progressivamente mais global, tem aumentado a necessidade de desenvolver estratégias organizadas de marketing e a atualização constante de campanhas de divulgação (Kavaratzis, 2005; Kavaratzis & Asworth, 2006) já que, atualmente, se um lugar não cumpre os requisitos valorizados pelos seus públicos-alvo, outro lugar, algures no mundo, o fará. Neste contexto, consideramos que as questões da identidade têm assumido um papel cada vez mais preponderante na construção das marcas-cidade, uma vez que a identidade é uma ferramenta crucial na constituição dos valores de uniqueness e autenticidade da marca, traços que são, hoje, cada vez mais valorizados pelos públicos-alvo e que representam vantagens competitivas sólidas e muito difíceis de ser reproduzidas pela concorrência. A identidade de uma marca é algo único que representa uma mais-valia insubstituível para os seus públicos.
Descrição: UID/CCI/04667/2016
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/94375
DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462
ISSN: 1645-5681
Aparece nas colecções:FCSH: ICNOVA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

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