Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/94011
Título: Casa de Partida: O Espetáculo Polissémico
Autor: Silva, Carlos Ivo Saraiva e
Orientador: Monteiro, Paulo Filipe
Palavras-chave: Teatro
Pós-dramático
Polissemia
Espetáculo
Ibsen
Casa
Bonecas
Partida
Espelho
Clássico
Performance
Dramaturgia
Show
Polyssemic
Post-dramatic
Theatre
House
Dolls
Departure
Mirror
Classic
Performance
Dramaturgy
Data de Defesa: 28-Jan-2020
Resumo: Casa de Partida: O Espetáculo Polissémico condensa o relato da construção do espetáculo Casa de Partida, a partir do clássico teatral Casa de Bonecas de Henrik Ibsen (1828-1906 [1879]). Consciente de uma preocupação com a evolução do conceito teórico-prático das artes performativas, este trabalho de projeto tem como principal objetivo a relação entre o dramático e o pós-dramático, na adequação do clássico a uma estese pós-moderna. Para isso, elabora-se uma definição de teatro que vincula a narrativa a uma linguagem que a distorce, numa estreita colaboração com a matéria de outras vertentes artísticas, com vista a produzir um objeto multidisciplinar (capítulo 1, O Espetáculo Polissémico); é nomeado como objeto de estudo deste trabalho a obra Casa de Bonecas, no cumprimento da sua análise dramatúrgica detalhada que acompanha o conflito do drama e investiga os signos que o autor sugere (capítulo 2, Casa de Bonecas: Discursos e Dramaturgias), para a inserir numa estese plural da cena, explorando uma perspetiva da peça que desenvolva as temáticas de identidade e emancipação face ao conceito de teatro como espelho da realidade (capítulo 3, Casa de Bonecas: Uma Encenação). As várias etapas da dramaturgia e encenação do espetáculo Casa de Partida são dissecadas, na projeção de um planeamento coerente da execução prática da peça (capítulo 4, Estrutura), explorando o clímax do espetáculo, caraterizado por uma cena de movimento, onde o atores trabalham a extensão e exaustão dos seus corpos, no entendimento dos conceitos “corpo-casa” e “máscara” (capítulo 5, Baile de Máscaras), e a cena final, em que ocorre o ato de emancipação da personagem protagonista, percorrendo as suas dimensões humanística, artística e política (capítulo 6, Partida). O objetivo desta pesquisa, na dialética da arte contemporânea, pode ser visto como um impulso necessário no pensamento e na reorganização urgente das artes do espetáculo.
Departure House: The Polysemic Show is the academical account of the making of the show Departure House from the theatre classic A Doll’s House by Henrik Ibsen (1828-1906 [1879]). Conscious about a concern for the practical and theoretical concept evolution of the performing arts, this project has as its main goal to establish the relationship between the dramatic and the post-dramatic, in the adequacy of the classic to a post-modern aesthetics. For this purpose, we create a definition of theatre which binds together the narrative of a language which distorts itself, and the narrow collaboration with other art forms, aiming therefore to create a multidisciplinary object (chapter 1, The Polysemic Show); A Doll’s House is nominated as an object of study for this work, fulfilling a detailed dramaturgical analysis which accompanies the conflict of the drama and investigates the signs suggested by the author (chapter 2, A Doll’s House: Discourses and Playwriting) in order to insert a plural aesthetics of the scene, exploring a play perspective which develops the thematics of identity and emancipation regarding the concept of theatre as a mirror of the real world (chapter 3, A Doll’s House: A Staging). The many playwriting and staging phases of the show Departure House are dissected in the forecasting of a coherent planning of the play’s practical performance (chapter 4, Structure), exploring the show’s climax, characterised by a movement scene where the actors work on the extension and exhaustion of their own bodies, understanding the concepts of body-house and mask (chapter 5, Masquerade Ball), and the final scene, where the act of emancipation of the main character takes place, exploring their humanistic, artistic and political dimensions (chapter 6, Departure). The aim of this research, in the dialectics of contemporary art, can be seen as a necessary spur for the thought and urgent reorganisation of the performing arts.
URI: http://hdl.handle.net/10362/94011
Designação: Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Projeto . Ivo Saraiva e Silva.pdf1,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.