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http://hdl.handle.net/10362/9397Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Castro, José Hugo Pires | - |
| dc.date.accessioned | 2013-04-26T12:41:24Z | - |
| dc.date.available | 2013-04-26T12:41:24Z | - |
| dc.date.issued | 2012-09 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/9397 | - |
| dc.description | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologia | por |
| dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objectivo abordar as relações entre as práticas da “canção de protesto” em Portugal e a produção fonográfica, num período compreendido entre as décadas de 1960 e 1970. Esta dissertação divide-se em duas partes, tendo como referencial de divisão a revolução ocorrida em 25 de Abril de 1974. Na primeira parte, são analisados os processos que levaram à emergência da chamada “canção de protesto” em contextos sociais e geográficos específicos, nos quais determinados músicos se destacaram na denúncia e contestação das políticas do regime ditatorial. Partindo das recentes propostas de Leonor Losa e Paula Abreu de configuração da indústria fonográfica nesse período, exploram-se as diferentes perspectivas de músicos e outros agentes para a gravação, edição e comercialização de fonogramas. Aborda-se a mediação e difusão dos produtos fonográficos desta forma de expressão, enquadrada nos significados para a música portuguesa. Na segunda parte, tendo em conta as mudanças políticas e sociais que caracterizaram o período revolucionário português, procura-se perceber o papel da “canção de protesto” neste contexto. Assim, aborda-se descreve-se o papel de algumas editoras discográficas na difusão de canções sobre a temática revolucionária. Igualmente, são descritas as diferentes formas como os músicos associados a esta tendência se organizaram e produziram fonogramas que contribuíram para a reconfiguração das práticas da “canção de protesto”. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Canção de protesto, | por |
| dc.subject | Produção fonográfica | por |
| dc.subject | Ditadura | por |
| dc.subject | Revolução | por |
| dc.subject | Portugal | por |
| dc.title | Discos na luta: a canção de protesto na produção fonográfica em Portugal nas décadas de 1960 e 1970 | por |
| dc.type | masterThesis | por |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação de Mestrado - Hugo Castro (nº 27 453).pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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