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dc.contributor.authorCastro, José Hugo Pires-
dc.date.accessioned2013-04-26T12:41:24Z-
dc.date.available2013-04-26T12:41:24Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/9397-
dc.descriptionDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências Musicais, variante de Etnomusicologiapor
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objectivo abordar as relações entre as práticas da “canção de protesto” em Portugal e a produção fonográfica, num período compreendido entre as décadas de 1960 e 1970. Esta dissertação divide-se em duas partes, tendo como referencial de divisão a revolução ocorrida em 25 de Abril de 1974. Na primeira parte, são analisados os processos que levaram à emergência da chamada “canção de protesto” em contextos sociais e geográficos específicos, nos quais determinados músicos se destacaram na denúncia e contestação das políticas do regime ditatorial. Partindo das recentes propostas de Leonor Losa e Paula Abreu de configuração da indústria fonográfica nesse período, exploram-se as diferentes perspectivas de músicos e outros agentes para a gravação, edição e comercialização de fonogramas. Aborda-se a mediação e difusão dos produtos fonográficos desta forma de expressão, enquadrada nos significados para a música portuguesa. Na segunda parte, tendo em conta as mudanças políticas e sociais que caracterizaram o período revolucionário português, procura-se perceber o papel da “canção de protesto” neste contexto. Assim, aborda-se descreve-se o papel de algumas editoras discográficas na difusão de canções sobre a temática revolucionária. Igualmente, são descritas as diferentes formas como os músicos associados a esta tendência se organizaram e produziram fonogramas que contribuíram para a reconfiguração das práticas da “canção de protesto”.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCanção de protesto,por
dc.subjectProdução fonográficapor
dc.subjectDitadurapor
dc.subjectRevoluçãopor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleDiscos na luta: a canção de protesto na produção fonográfica em Portugal nas décadas de 1960 e 1970por
dc.typemasterThesispor
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

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