Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/92698
Título: | Plano de texto e ensino da leitura |
Autor: | Gonçalves, Matilde Jorge, Noémia de Oliveira |
Palavras-chave: | Plano de texto Leitura Géneros textuais Textos de divulgação científica Text plan Reading Textual genre Texts of scientific divulgation |
Data: | 2019 |
Editora: | Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) | Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP) |
Resumo: | Inscrito na área da Linguística do Texto e do Discurso e com aplicação na área da Didática das Línguas, o trabalho que aqui apresentamos tem como objetivo evidenciar as potencialidades do plano de texto – noção teórica e ferramenta didática – no desenvolvimento de capacidades de leitura/ compreensão textual. Tendo como foco de análise textos de divulgação científi ca publicados na imprensa portuguesa atual, a refl exão é ilustrada com a análise de um texto empírico e complementada com propostas de transposição didática. // Integrated in the field of Text and Discourse Linguistics and with application in Didactics of Languages, the present study aims to highlight the potentialities of the text plan – theoretical notion and didactic tool – to develop reading abilities / textual understanding. Having as a focus text analysis of scientifi c divulgation published in the current Portuguese press, the refl ection is illustrated with the analysis of an empirical text and complemented with proposals of didactic transposition. |
Descrição: | UID/LIN/03213/2019 UID/LIN/00022/2019 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/92698 |
ISBN: | 978-989-8969-20-0 |
Aparece nas colecções: | FCSH: CLUNL - Capítulo de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MGoncalves_NJorge_A_linguistica_na_formacao_do_professor_122_138.pdf | 14,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.