Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/92698
Título: Plano de texto e ensino da leitura
Autor: Gonçalves, Matilde
Jorge, Noémia de Oliveira
Palavras-chave: Plano de texto
Leitura
Géneros textuais
Textos de divulgação científica
Text plan
Reading
Textual genre
Texts of scientific divulgation
Data: 2019
Editora: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) | Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP)
Resumo: Inscrito na área da Linguística do Texto e do Discurso e com aplicação na área da Didática das Línguas, o trabalho que aqui apresentamos tem como objetivo evidenciar as potencialidades do plano de texto – noção teórica e ferramenta didática – no desenvolvimento de capacidades de leitura/ compreensão textual. Tendo como foco de análise textos de divulgação científi ca publicados na imprensa portuguesa atual, a refl exão é ilustrada com a análise de um texto empírico e complementada com propostas de transposição didática. // Integrated in the field of Text and Discourse Linguistics and with application in Didactics of Languages, the present study aims to highlight the potentialities of the text plan – theoretical notion and didactic tool – to develop reading abilities / textual understanding. Having as a focus text analysis of scientifi c divulgation published in the current Portuguese press, the refl ection is illustrated with the analysis of an empirical text and complemented with proposals of didactic transposition.
Descrição: UID/LIN/03213/2019 UID/LIN/00022/2019
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/92698
ISBN: 978-989-8969-20-0
Aparece nas colecções:FCSH: CLUNL - Capítulo de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MGoncalves_NJorge_A_linguistica_na_formacao_do_professor_122_138.pdf14,37 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.