Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/9219Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Borges, Joana Cordeiro | - |
| dc.date.accessioned | 2013-03-28T10:34:04Z | - |
| dc.date.available | 2013-03-28T10:34:04Z | - |
| dc.date.issued | 2012-03 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/9219 | - |
| dc.description | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Comunicação e Artes | por |
| dc.description.abstract | Pretendemos nesta dissertação de mestrado compreender como e através de que estratégias consegue Olga Roriz (re)construir um drama narrativo. Propomo‐nos compreender o lugar da narrativa que envolve o drama amoroso de D. Pedro e de D. Inês de Castro, definir e caracterizar a natureza e função do gesto simbólico da narrativa coreográfica concebida por Roriz, bem como compreender de que modo se constrói a significação e se dá a comunicação através do gesto e da narrativa. Se Olga Roriz (co)move o público com o drama passional Pedro e Inês, fá‐lo através de uma bem sucedida interpretação do drama, que passa por ela e pelos seus bailarinos. No decurso do meu trabalho, percebi que a coreógrafa se deixa fascinar pela força que as emoções e os gestos simbólicos transportam na sua simplicidade. Na dança, o texto dramático tem a possibilidade de ser recriado, através da acção, transformando‐se num novo drama – o performativo. Para tanto, se exige uma constante actividade interpretativa e a necessidade de ir sempre mais além do que está escrito ou do que foi previamente definido. | por |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | por |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Reescrita | por |
| dc.subject | Criação | por |
| dc.subject | Construção coreográfico‐narrativa | por |
| dc.subject | Drama | por |
| dc.subject | Narrativa | por |
| dc.subject | Acção | por |
| dc.subject | Interpretação | por |
| dc.subject | Gesto simbólico | por |
| dc.subject | Linguagem da dança | por |
| dc.subject | Estilo de movimento | por |
| dc.subject | Coreografia | por |
| dc.subject | Intencionalidade | por |
| dc.subject | Emoções | por |
| dc.title | A reescrita do drama Pedro e Inês em Olga Roriz ‐ Intencionalidade e função do gesto simbólico na construção coreográfico‐narrativa | por |
| dc.type | masterThesis | por |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTACAO Joana Borges.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











