Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/91221| Título: | Uma perspectiva musicológica sobre a formação da categoria ciberpunk na música para audiovisuais – entre 1982 e 2017 |
| Autor: | Malhado, André Filipe Cecília |
| Orientador: | Ribeiro, Paula Gomes |
| Palavras-chave: | Ciberpunk Música no audiovisual Categoria musical Música e significado Teoria musical Cultura de convergência Sociologia da música Actos de engajamento |
| Data de Defesa: | 22-Nov-2019 |
| Resumo: | A categoria musical “ciberpunk” é usada em plataformas digitais como ferramenta para identificar obras que, segundo quem aplica esse rótulo, materializam em som características que são ciberpunk. Tenho como objectivos identificar o que se entende por música ciberpunk, descobrir como esta categoria participa na construção de uma identidade colectiva e um sentimento de comunidade na internet, e propor uma teoria musical que compreenda as suas principais propriedades, quais os seus participantes e como esta está situada socialmente. As minhas questões de investigação são: quais as principais características da música ciberpunk? Quais os seus principais usos e mediações? O que designam os consumidores por música ciberpunk? Qual o papel das bandas sonoras de audiovisuais ciberpunk para a construção social desta categoria?
Defendo que o acto de escuta e relação com a música ciberpunk está imbuído de um conjunto de factores determinantes para que esta seja interpretada como ciberpunk por parte dos participantes. Estas pré-condições baseiam-se numa literacia audiovisual que conduzem a significados particulares, pois são fruto de uma exposição a bandas sonoras de audiovisuais narrativos ciberpunk criados e disseminados no período histórico entre 1982 e 2017. Realizei uma recolha e reflexão de textos que abordam esta música para identificar quais os discursos interpretativos existentes, analisei bandas sonoras de uma amostra representativa de audiovisuais ciberpunk de forma a encontrar padrões musicais, e uma etnografia digital de observação não participante nos contextos do YouTube, sites de library music, BandCamp e páginas de fãs do ciberpunk, para determinar como os ouvintes se relacionam com esta música. A análise demonstra que o processo de circulação de referências, que se funda, em grande medida, por citações transmediais da música do filme Blade Runner (1982, Scott), permite a construção e sedimentação de uma linguagem musical própria. Nas indústrias do cinema, televisão, videojogos e internet, assumem-se como convenções que convergem e atravessam diferentes formatos, mas na cultura ciberpunk adquirem significados émicos. Os seus ouvintes possuem uma memória colectiva de relações entre significantes musicais e significados ciberpunk que aplicam no momento da escuta, e transpõem essas associações para outros géneros musicais, como o synthwave e o vaporwave, de modo a legitimarem o seu estatuto como géneros musicais ciberpunk. Baseando-me nestes resultados, concluí que esta categoria se sustenta por actos de engajamento que edificam um género musical emergente, pois a teoria proposta nesta dissertação demonstra que os agentes desta cultura exploram uma linguagem musical e discursiva. Fazem circular a categoria entre plataformas de reprodução e venda musical, como o YouTube e o BandCamp, para afirmar uma identidade colectiva, capitalizar convenções e negociar expectativas, e construir um mercado digital de nicho. The “cyberpunk” musical category is used in digital platforms as a tool to identify works that, according to who applies the label, materialize in sound cyberpunk characteristics. I aim to identify what is meant by cyberpunk music, find how this category participates in the construction of collective identity and a feeling of community on the internet, and purpose a musical theory that frame it socially, understanding its main properties and who are the participants. My research questions are: what are the main characteristics of cyberpunk music? What are its main uses and mediations? What consumers designate by cyberpunk music? What is the role of cyberpunk audiovisual soundtracks in the social construction of this category? I argue that the listening act and relation with cyberpunk music depend on a determinant set of factors for it to be interpreted as cyberpunk by its participants. Those pre-conditions are based on an audiovisual literacy that conducts particular meanings, for they are a product of an exposition to cyberpunk narrative audiovisuals created and disseminated in the historical period of 1982 to 2017. I collected and reflected upon texts that discuss this music to discern the existing interpretive discourses, analyzed soundtracks of a representative sample of cyberpunk audiovisuals to find musical patterns, and non-participant digital ethnography in contexts of YouTube, sites of library music, BandCamp and cyberpunk digital fanbases, to determine how listeners relate with this music. The analysis showed that the circulating process of references is funded, largely, by transmedial citations of Blade Runner’s music (1982, Scott), allowing construction and sedimentation of its musical language. In the industries of cinema, television, videogames, and internet, constituents of this language are conventions that converge and cross different formats, but for the cyberpunk culture, they acquire emic meanings. Its listeners possess a collective memory of relations between a musical signifier and a cyberpunk signified that apply in the listening moment, and transpose these associations to other musical genres, like synthwave and vaporwave, to legitimate them as cyberpunk musical genres. Based on these results, I concluded that this category is sustained by engagement acts that are building an emergent musical genre, and the purposed theory of this dissertation shows that agents from this culture are exploring a musical and discursive language. They circulate the category between music reproduction and selling platforms, like YouTube and BandCamp, to assert a collective identity, capitalize conventions and negotiate expectations, and build a niche digital market. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/91221 |
| Designação: | Ciências Musicais |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação-André Malhado.pdf | 4,48 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











