Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/87629
Título: Por um cinema de resistência: gênero, sexualidade e subjetividade
Autor: Oliveira, Juliana Paliologo Prima de
Orientador: Aparício, Maria Irene
Palavras-chave: Normativity
Queer and resistance
Sexuality
Depiction
Classic narrative
Cultural institution
Gender
Representação
Cinema clássico
Instância cultural
Gênero
Sexualidade
Normatividade
Queer e resistência
Data de Defesa: 20-Set-2019
Resumo: O cinema enquanto instituição cultural tem um papel importante na conformação do sujeito moderno. Dada a expansão das produções hollywoodianas no início do século XX, seus filmes contribuíram para a consolidação do imaginário ocidental pautado por determinadas crenças, dentre elas as normas de sexualidade e gênero. Os discursos subjacentes às imagens exerceram pedagogias da sexualidade que, ao serem incorporadas culturalmente, corroboraram com a legitimação ou subalternização de arranjos identitários e práticas sexuais. No entanto, a despeito de sua dimensão normalizadora, este trabalho considera que os filmes podem apontar, também, linhas de fuga. Ao anunciarem novas formas de manifestação do desejo, do corpo e dos afetos, o cinema pode exercer resistência e subverter os enquadramentos normativos. Nesses termos, a experiência cinematográfica é capaz de constituir modos de existências singulares.
Cinema as a cultural institution plays an important role in shaping the modern subject. Given the expansion of Hollywood productions in the early twentieth century, its films contributed to the consolidation of Western imagery based on certain beliefs, including the norms of sexuality and gender. The underlying discourses of the images exercised pedagogies that, when incorporated culturally, corroborated the legitimization or subalternation of identity arrangements and sexual practices. However, in spite of its normalizing dimension, this work considers that films can also point out lines of breakage. By launching new forms of manifestation of the desire, the body and affections, film can exercise resistance and subvert the normative framework. In these terms, cinematic experience is capable of forming singular modes of existence.
URI: http://hdl.handle.net/10362/87629
Designação: Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese - FCSH.pdf879,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.