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http://hdl.handle.net/10362/8344
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Neves, Rosane H. Bronzo V. | - |
dc.date.accessioned | 2012-12-10T15:39:28Z | - |
dc.date.available | 2012-12-10T15:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2012-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/8344 | - |
dc.description | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação | por |
dc.description.abstract | O objectivo deste estudo foi conhecer e analisar qual a importância que as mulheres imigrantes brasileiras residentes em Portugal atribuem à educação e acerca de sua inserção no contexto educacional português. O interesse por este tema responde à nossa vivência como estudantes imigrantes, à curiosidade em desvendar o universo da imigração passando pelas aspirações e pelos valores que cada pessoa traz consigo, assim como seus pensamentos e expectativas. Desejamos que esta investigação possa contribuir para que os olhares da educação portuguesa não restrinjam-se apenas aos filhos dos imigrantes, mas que envolvam também os pais, mais especificamente as mulheres, que ambicionam compartilhar e integrar-se na cultura de outro país. A investigação foi dividida em duas partes: a fundamentação teórica e o estudo empírico. A primeira parte da investigação esteve alicerçada num referencial bibliográfico voltado para os assuntos relacionados aos temas: mulher, imigração e educação. A segunda parte teve como foco uma metodologia fundamentada na abordagem qualitativa, mediante entrevistas semi-estruturadas com doze mulheres imigrantes brasileiras. Os critérios de amostra foram: estar morando em Portugal há no mínimo quatro anos e ter idade compreendida entre 20 e 49 anos. Como resultados, identificamos que o nível de escolaridade das mulheres ainda é baixo e aquelas que têm nível superior ainda não conseguiram dar continuidade aos estudos nem inserirem-se na nova comunidade. Para tanto essas mulheres demonstraram acreditar e apostar, apesar das dificuldades serem maiores que as possibilidades, que ter estudo ainda é um indicador de evolução, de status que possibilita o ser humano a tomar decisões certas e a trilhar novos caminhos com maior consciência e responsabilidade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Imigração | por |
dc.subject | Mulher | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A mulher imigrante brasileira no contexto educacional português: limites e possibilidades | por |
dc.type | masterThesis | por |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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