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dc.contributor.authorNeves, Rosane H. Bronzo V.-
dc.date.accessioned2012-12-10T15:39:28Z-
dc.date.available2012-12-10T15:39:28Z-
dc.date.issued2012-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/8344-
dc.descriptionDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educaçãopor
dc.description.abstractO objectivo deste estudo foi conhecer e analisar qual a importância que as mulheres imigrantes brasileiras residentes em Portugal atribuem à educação e acerca de sua inserção no contexto educacional português. O interesse por este tema responde à nossa vivência como estudantes imigrantes, à curiosidade em desvendar o universo da imigração passando pelas aspirações e pelos valores que cada pessoa traz consigo, assim como seus pensamentos e expectativas. Desejamos que esta investigação possa contribuir para que os olhares da educação portuguesa não restrinjam-se apenas aos filhos dos imigrantes, mas que envolvam também os pais, mais especificamente as mulheres, que ambicionam compartilhar e integrar-se na cultura de outro país. A investigação foi dividida em duas partes: a fundamentação teórica e o estudo empírico. A primeira parte da investigação esteve alicerçada num referencial bibliográfico voltado para os assuntos relacionados aos temas: mulher, imigração e educação. A segunda parte teve como foco uma metodologia fundamentada na abordagem qualitativa, mediante entrevistas semi-estruturadas com doze mulheres imigrantes brasileiras. Os critérios de amostra foram: estar morando em Portugal há no mínimo quatro anos e ter idade compreendida entre 20 e 49 anos. Como resultados, identificamos que o nível de escolaridade das mulheres ainda é baixo e aquelas que têm nível superior ainda não conseguiram dar continuidade aos estudos nem inserirem-se na nova comunidade. Para tanto essas mulheres demonstraram acreditar e apostar, apesar das dificuldades serem maiores que as possibilidades, que ter estudo ainda é um indicador de evolução, de status que possibilita o ser humano a tomar decisões certas e a trilhar novos caminhos com maior consciência e responsabilidade.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleA mulher imigrante brasileira no contexto educacional português: limites e possibilidadespor
dc.typemasterThesispor
Aparece nas colecções:FCSH: DCE - Dissertações de Mestrado

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