Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/82085Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Miranda, José Bragança de | - |
| dc.contributor.author | Franco, Francisco Barahona Simões Amado | - |
| dc.date.accessioned | 2019-09-23T14:04:42Z | - |
| dc.date.available | 2022-07-24T00:30:38Z | - |
| dc.date.issued | 2019-07-24 | - |
| dc.date.submitted | 2019-09-15 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/82085 | - |
| dc.description.abstract | Esta dissertação, no âmbito académico do mestrado em Ciências da Comunicação – especialização em Comunicação e Artes, desenvolve um pouco do que é a imagem na sociedade contemporânea. Tendo o seu apogeu no Instagram, o tratamento da imagem nesta dissertação percorre um caminho construtivo e enfático que vai da conceção das imagens estéticas em Walter Benjamin, passando pela ocorrência da imagem técnica (integrada no surgimento da fotografia), seguindo para incisões paradigmáticas que remetem para o capitalismo na época moderna, prosseguindo um traço contínuo para dissecar a emergência de novos meios de comunicação (internet) através da perspetiva crítica de artistas e autores como Lev Manovich e Hito Steyerl. Ao finalmente chegar à esfera da social media, a abordagem é feita utilizando o caso prático de Amalia Ulman, uma artista contemporânea que realizou uma performance ao longo de cinco meses exclusivamente no Instagram. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This Master Thesis, within the academic ambit of a Master’s degree in Sciences of Communication – specialization in Communication and Arts, develops a bit of what image means in the contemporary society. With its peak at Instagram, the treatment of image in this thesis runs a constructive and emphatic path, which goes from Walter Benjamin’s conception of aesthetic images, through technical image (emergence of photography), followed by paradigmatic incisions referring to capitalism in modern times and proceeds to dissect the increase of new communication means (media, internet) through the critical perspective of artists and authors such as Lev Manovich and Hito Steyerl. Reaching the sphere of social media, the approach is made using the practical case of Amalia Ulman, a contemporary artist who conducted a five-month long performance on Instagram. | pt_PT |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.rights | openAccess | pt_PT |
| dc.subject | Imagem | pt_PT |
| dc.subject | Técnica | pt_PT |
| dc.subject | Estética | pt_PT |
| dc.subject | Reprodutibilidade | pt_PT |
| dc.subject | Contemporâneo | pt_PT |
| dc.subject | Internet | pt_PT |
| dc.subject | Social media | pt_PT |
| dc.subject | Image | pt_PT |
| dc.subject | Technical | pt_PT |
| dc.subject | Aesthetic | pt_PT |
| dc.subject | Reproducibility | pt_PT |
| dc.subject | Contemporary | pt_PT |
| dc.title | A imagem estética na contemporaneidade - de Walter Benjamin ao Instagram | pt_PT |
| dc.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Ciências da Comunicação | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202283976 | pt_PT |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | pt_PT |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Francisco B. Franco - A Imagem Estética na Contemporaneidade.pdf | 7,88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











