Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/82084
Título: "... and Words on Music" O Texto Transcrito como Base para a Composição Musical
Autor: Ricardo, João Diogo Cristovão
Orientador: Jorge, Rui Pereira
Palavras-chave: Composição Musical
Música
Texto
Criptografia
Processo criativo
Music
Text
Musical composition
Cryptography
Creative process
Data de Defesa: 24-Jul-2019
Resumo: Este relatório de projeto artístico tem como base a sistematização de uma metodologia de composição que testa uma possível associação entre componentes textuais e elementos musicais. Poderá ser encarada como uma transcrição de caraterísticas textuais para parâmetros musicais, de forma a que a literatura continue a ser um dos impulsos principais na criação musical, mas diferente de géneros e métodos de composição ligados à literatura pelo uso da palavra cantada ou declamada, ou na literatura como inspiração que se pressupõe em reportório programático. Para isso foi desenvolvido um processo de transcrição em que o texto é tratado como dados em bruto – consoante os caracteres individuais e combinações entre letras, em sílabas, palavras ou frases – resultando em sequências numéricas e alturas de notas, e usadas na construção de motivos, acordes, estruturas, etc.; destas transcrições resultam séries de notas musicais, com alturas e durações específicas, que são tratadas como o material musical disponível para o compositor. Não se trata de uma transcrição ou codificação direta de texto em música, mas sim de explorar como estes processos criptográficos podem ser aplicados artística e criativamente. Todas as peças foram conseguidas a partir da aplicação do método acima descrito de transcrições textuais, trabalhadas e metamorfoseadas em diferentes formatos e resultados criativos. Tudo isto culmina num portfolio de peças musicais, para além de exemplos audiovisuais. Apresentam-se pontos de partida e fundamentos relativos ao desenvolvimento e aplicação deste auxiliar de composição, bem como experiências, rascunhos, e uma análise retrospetiva do que foi feito e das possibilidades futuras.
This artistic project study has its foundation in the systematization of a composition methodology that tests a possible association between textual components and musical elements. It might be seen as a transcription of textual characteristics to musical parameters, in which literature still remains one of the main impulses for the musical creation, but astray from genders and methods tied to literature by spoken or sang word, or literature as the inspiration present in programmatic repertoire. To this end it was developed a transposition process in which text is treated as raw data – according to individual characters and combinations between letters, syllables, words or sentences – resulting in numeric sequences and pitches, and used in the construction of motifs, chords, structures, etc.; from these transpositions results series of musical notes, with specific pitches and durations, that are treated as the musical material available to the composer. It’s not about a direct transposition or codification of text in music, but rather exploring how these cryptographic processes can be applied artistically and creatively. All pieces were achieved by the application of the method described above, crafted and metamorphosed in different formats and creative results. All this culminates in a portfolio of musical works, as well as audiovisual examples. Starting points and fundaments regarding the development and application of this compositional aid are presented, as well as experiences, drafts, and a retrospective analysis of what’s been done and of future possibilities.
Descrição: Os ficheiros audio que fazem parte desta dissertação estão disponíveis na Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
URI: http://hdl.handle.net/10362/82084
Designação: Artes Musicais
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VERSAOCORRIGIDA_joaoricardo_andwordsonmusic_relatorioprojetoartistico.pdf19,95 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.