Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/82081
Título: A Dimensão Sociopolítica da Obra de Abi Feijó: Retrospetiva do Cinema de Animação em Portugal
Autor: Gil, Catarina Calvinho
Orientador: Aparício, Maria Irene
Palavras-chave: Abi Feijó
Contemporaneidade
Dimensão sociopolítica
Cinema de animação
Animation cinema
Contemporaneity
Socio-political dimension
Data de Defesa: 24-Jul-2019
Resumo: A importância de falar sobre cinema de animação, nomeadamente sobre o cinema de animação português, passa, por um lado, pela desmistificação da ideia de que a animação é destinada exclusivamente ao público infantojuvenil e, por outro, tornar nítidos os gestos de feição política e social por si explorados. A relação estabelecida entre a animação portuguesa, o mundo e a sociedade é desde logo reconhecida quando se recua até às suas origens e se proporciona a reunião com o primeiro filme de animação português conhecido, O Pesadelo de António Maria de Joaquim Guerreiro. O confronto com a natureza sociopolítica deste filme evidencia a sua condição de contemporaneidade e possibilita a construção de uma herança que permanecerá presente ao longo da História do cinema de animação português. A filmografia de Abi Feijó é uma das mais representativas deste legado, pois não só veicula importantes pistas para a construção de uma herança de contemporaneidade, convocando o papel do cinema de animação enquanto forma de resistência política e crítica social, mas é, para além disso, um convite aberto ao espectador para questionar a realidade e a forma como esta é percecionada pela sociedade. Como afirmava o antigo director do Cinanima, António Gaio, “o Cinema é uma arma que faz pensar” e os filmes de Abi Feijó dão um passo além do entretenimento, adotando uma postura ativa sobre a “prática” para dar origem a um debate acerca do papel da animação enquanto meio de resistência em permanente diálogo com a sua contemporaneidade.
The importance of discussing animation cinema, in this specific case “Portuguese” animation, is to demystify the idea of animation being destined exclusively to children and to clarify the socio-political positions it conveys. The relationship that Portuguese animation establishes with the world and society is immediately understood when one returns to its origins and analyses the first known Portuguese animated film, O Pesadelo de António Maria by Joaquim Guerreiro. The confrontation with the socio-political nature of this film emphasizes its contemporaneity and builds an inheritance that will remain present in the History of Portuguese animation cinema. Abi Feijó's filmography is one of most representatives of this legacy for it not only conveys an understanding of animation as a form of political resistance and social criticism but is also an open invitation to the spectator to question reality and the way it’s perceived by society. As the former director of Cinanima António Gaio once declared “cinema is a weapon that makes you think” and Abi Feijó's films go beyond entertainment, adopting an important position to give rise to a debate around the role of animation as a medium of resistance in permanent dialogue with its contemporaneity.
URI: http://hdl.handle.net/10362/82081
Designação: Ciências da Comunicação
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.