Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/8205
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorreia, Nuno-
dc.contributor.advisorJesus, Rui-
dc.contributor.authorAlmeida, Pedro Filipe Marques de-
dc.date.accessioned2012-11-27T14:14:10Z-
dc.date.available2012-11-27T14:14:10Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/8205-
dc.descriptionDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Informáticapor
dc.description.abstractTradicionalmente, a análise de obras de arte era efectuada apenas por historiadores e outros peritos, sendo este um processo longo e complicado, exigindo a análise de várias evidências. Entre essas evidências destacam-se a análise da pincelada característica do pintor, a análise da assinatura do pintor caso exista e a análise dos materiais utilizados. Com o desenvolvimento das técnicas de processamento e análise de sinal e de imagem verificou-se que estas poderiam dar suporte aos historiadores na análise de obras de arte, ajudando a desvendar grande parte das incógnitas que ainda existem sobre alguns pintores. Assim, alguns museus decidiram criar repositórios digitais das suas colecções de modo a que vários investigadores possam trabalhar nesses documentos, evitando assim o contacto físico com a obra de arte. Entre os interessados neste tipo de ferramentas encontram-se os museus e os departamentos policiais. Os museus pretendem autenticar e restaurar todas as suas obras. Os departamentos policiais que combatem o contrabando e falsificação de obras de arte estão também interessados pois isto permitiria validar a autenticidade de obras apreendidas com maior rapidez. Neste trabalho foram consideradas duas fases principais, incidindo o estudo sobre as obras do pintor Amadeo de Souza-Cardoso. Numa primeira fase efectuou-se a análise das assinaturas através da aplicação de técnicas de processamento de imagem e reconhecimento de padrões, com vista a verificação de autenticidade e atribuição de autor assim como também a agrupamento de assinaturas semelhantes. A segunda fase direccionouse para a análise dos materiais utilizados nas pinturas a partir das imagens hiperespectrais dos quadros do pintor em análise.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia - projecto "História, Materiais e Técnicas de pintores portugueses, 1850-1918: Romantismo, Naturalismo e Modernismo" PTDC/EAT-EAT/113612/ 2009por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências e Tecnologiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProcessamento de imagempor
dc.subjectAutenticidadepor
dc.subjectAtribuiçãopor
dc.subjectAssinaturaspor
dc.subjectAnálise de materiaispor
dc.subjectImagens hiperespectraispor
dc.titleAnálise e identificação de obras de artepor
dc.typemasterThesispor
Aparece nas colecções:FCT: DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Almeida_2012.pdf40,96 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.