Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/80305
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVenturinha, Nuno Carlos-
dc.contributor.authorCésar, Andreia Peres Costa-
dc.date.accessioned2019-09-06T10:41:25Z-
dc.date.available2019-09-06T10:41:25Z-
dc.date.issued2019-07-25-
dc.date.submitted2019-05-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/80305-
dc.description.abstractA dissertação trata o tema da arte e a íntima relação entre a sua experiência e o seu pensamento. Introduz-se um entendimento possível do conceito de arte, observando-se a circunscrição do enunciável tanto no que respeita a este conceito como aos objectos por ele designados. Atendese ao juízo reflexivo e à sua importância para a recepção e compreensão da obra de arte, recorrendo-se à caracterização (i) de uma hipótese tautológica para a arte, (ii) do papel preponderante da atribuição do sentido artístico e do conjunto dos seus significados, tomandose, para tal, o exemplo do readymade, e (iii) da indeterminação da obra de arte frente à potencial revelação dos seus aspectos. Expõem-se os conceitos de macrocosmos e microcosmos da arte, referindo-se ainda a diferenciação entre o seu sentido e significados. Por fim, apresenta-se a posição teórica resultante da indagação realizada, sob a forma de síntese, pela indicação de um valor cognitivo na arte radicado na duplicidade experiência-juízo.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation deals with the subject of art and the intimate relationship between its experience and its thinking. It introduces a possible understanding of the concept of art, observing the circumscription of the enunciable both in reference to this concept and the objects it designates. It is also addressed the reflective judgment and its importance for the reception and understanding of the work of art by means of a characterization of (i) a tautological hypothesis for art, (ii) the preponderant role of the attribution of the artistic sense and the set of its meanings, taking the example of the readymade, and (iii) the indeterminacy of the work of art in the face of the potential revelation of its aspects. The concepts of macrocosms and microcosms of art are exposed, with references also to the differentiation between their significance and meanings. Finally, the dissertation presents the theoretical position resulting from the inquiry carried out, under the form of a synthesis, by the indication of a cognitive value in art rooted in an experience-judgment duplicity.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectJuízo estético-artísticopt_PT
dc.subjectMacrocosmopt_PT
dc.subjectMicrocosmopt_PT
dc.subjectObra de artept_PT
dc.subjectPensamentopt_PT
dc.subjectReadymadept_PT
dc.titlePensamento e Obra de Arte. A consideração da Obra de Arte como Microcosmopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameFilosofiapt_PT
dc.identifier.tid202269841pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AndreiaCesarPensamentoeObradeArteCorrigida.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.