Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/80211
Título: Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
Autor: Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto
Orientador: Madeira, Cláudia Guerra
Palavras-chave: Dança
Internet
Participação
Conectividade
Interação online
Coreografia
Dance
Participation
Connectivity
Online Interaction
Choreography
Data de Defesa: 17-Jul-2019
Resumo: As sociedades contemporâneas vivem sob a omnipresença das novas tecnologias permitindo ao ser humano, seguramente uma grande parte, conectar-se com o mundo, e com outros, através da ligação à Internet. Partindo do pressuposto da ubiquidade da rede no quotidiano das sociedades da comunicação e informação, esta dissertação pretende analisar e refletir sobre como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea, e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte. Estruturada segundo uma abordagem de estudo de caso, ancorado em diversos métodos de pesquisa e procedimentos de recolha de dados, esta investigação de cariz qualitativo centra-se na análise de três projetos contemporâneos: Re:Rosas! (2013) da companhia Rosas da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) do coletivo francês (La) Horde, e Cock, Cock…Who’s There? (2016) da artista finlandesa-egípcia Samira Elagoz. O que se propõe identificar são as características singulares de cada abordagem e o modo como contribuem para a construção de novos modelos participativos que envolvem o espaço navegável da rede e a interação online, bem como problematizar o reflexo destes processos nos discursos coreográficos produzidos e nas qualidades estéticas das obras de arte apresentadas.
Contemporary societies are living with omnipresent new technologies that allow human beings, at least in a great number, to be constatly connected, to each others, across the world, via the Internet. Based on the ubiquity of the network in the daily life of communication and information societies, this work aims to analyze and reflect about how and in what form the Internet has an impact on contemporary theatrical dance, and can influence choreographic creation, discussing aspects related to network connectivity and participation in art. Structured with a case study design, anchored in several research methods and data collection procedures, this qualitative research focuses on the analysis of three contemporary projects: Re: Rosas! (2013) from Rosas dance company by Belgian choreographer Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) from the french collective (La) Horde, and Cock, Cock ...Who's There? (2016) by Finnish-Egyptian artist Samira Elagoz. What is propose is to identify the unique characteristics of each approach and how they contribute to the construction of new participatory models that involve navigable network space and online interaction, as well as to problematize the reflection of these processes in the choreographic elements and discourses and in the aesthetic qualities of the presented art pieces.
URI: http://hdl.handle.net/10362/80211
Designação: Artes Cénicas
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica_Raquel Madeira.pdf2,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.