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http://hdl.handle.net/10362/7929
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Luís de Oliveira e | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-28T09:39:27Z | - |
dc.date.available | 2012-09-28T09:39:27Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.issn | 0871-2778 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/7929 | - |
dc.description.abstract | A acção é uma das categorias aristotélicas. Mas Aristóteles distingue poiein (produzir) de prattein (agir), diferenciando assim a ciência produtora (poietike episteme) da ciência prática (praktike episteme). Poder-se-ia definir a poética como a doutrina relativa a todo o fazer dotado de uma técnica, contrapondo-a à noética, doutrina do pensamento ou da inteligência. No entanto, poiein não tardou a ganhar o significado de criar, no sentido de representar algo artisticamente. O poiein cria o poiéma. O acto ou processo de tal criação é a poiésis. Já Platão distinguia rigorosamente o saber (episteme) da opinião (doxa), situando a opinião num terreno incerto limitado pelo conhecimento e pela ignorância. A ciência parece exigir necessariamente uma armação lógico- -racional de caracter estritamente epistémico. Mas, utilizando os termos lançados por Windelband e reforçados por Tatarkiewicz, pode-se falar de ciências nomotéticas e de ciências idiográficas. O pensar nomotético procura as leis que regem os acontecimentos, tornando-os assim previsíveis. O pensar idiográfico descreve acontecimentos (estados de coisas) e factos particulares e esgota-se neles. A faculdade científica por excelência é a razão e o seu instrumento é o conceito. O seu procedimento preferencial é a dedução. Mas o conceito de razão está longe de ser unívoco. Já os gregos distinguiam o nous da dianoia, diferenciação prolongada na distinção latina entre ratio e intellectum, na inglesa entre reason e understanding, na alemã, definitivamente estabelecida por Kant, entre Vemunft e Verstand. Kant faz da Verstand a "faculdade" que lida com regras. Os objectos são pensados mediante o entendimento e do entendimento nascem os conceitos. A razão {Vemunft) tem um estatuto mais elevado: é uma "faculdade" superior do conhecimento, "a faculdade que proporciona os elementos do conhecimento a priori". | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Colibri | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Poiésis e ciência | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 107 | por |
degois.publication.issue | 14 | por |
degois.publication.lastPage | 115 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | por |
Aparece nas colecções: | Revista da FCSH - 2001 |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RFCSH14_107_115.pdf | 8,75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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