Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10362/7910| Title: | O desenvolvimento curricular no b-learning |
| Author: | Marques, Cristina Paula Lopes Ferreira de Sousa |
| Keywords: | Desenvolvimento curricular E-learning B-learning Ensino a distância Aprendizagem construtivista e colaborativa |
| Defense Date: | Mar-2012 |
| Publisher: | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
| Abstract: | O principal objetivo deste trabalho, consistiu em compreender a importância de uma abordagem inovadora no âmbito da formação contínua de docentes, bem como, dar a conhecer algumas das características e metodologias relativas a um processo de desenvolvimento curricular, na implementação de um curso no modelo b-learning, fundamentado em princípios predominantemente construtivistas. Para sustentar esta investigação procedeu-se a uma revisão da literatura sobre o Desenvolvimento Curricular, Aprendizagem a Distância e Modelos de desenvolvimento de cursos a Distância. O estudo de caso para esta investigação foi desenvolvido com base num curso de formação contínua para docentes, “Utilização Educativa da Plataforma Moodle”, na modalidade semi-presencial, b-learning. O que significa que o curso decorreu numa plataforma online, onde foram propostas várias atividades. Estas basearam-se na leitura de textos, debates, reflexões e trabalhos de caráter prático. Assume-se como objetivo do curso, a promoção e desenvolvimento de competências no uso de uma plataforma Moodle em ambiente escolar. O estudo foi realizado na plataforma Moodle da Escola Secundária/3 de Santa Maria do Olival, em Tomar. A escolha deve-se ao facto de já lá estar implementado o referido curso de formação. Procedeu-se à aferição do desenho do curso, nomeadamente no que diz respeito à especificação de objetivos cognitivos, à definição das metodologias de avaliação, à conceção curricular ou sequência de conteúdos, e o desenho de atividades que procuram promover a aprendizagem, com o intuito de responder às seguintes questões: Quais as competências a desenvolver no âmbito da reflexão sobre metodologias de trabalho dos professores na sua atividade com alunos e/ou professores, com a utilização da plataforma Moodle? Quais as competências a desenvolver no âmbito da exploração de plataformas de e-Learning, do desenvolvimento de cursos de e-Learning e da integração de tecnologias associadas enquanto professor ou criador de cursos/disciplinas? Como desenvolver a capacidade de análise das atividades realizadas com a plataforma Moodle, no que se refere à organização, planificação e avaliação de atividades? Quais as competências a desenvolver sobre a estruturação e dinamização de espaços de trabalho para o uso efetivo e generalizado de plataformas? Após este estudo, observámos que no desenvolvimento e planeamento de uma unidade curricular, os aspetos metodológicos assumem uma relevância determinante. |
| Description: | Trabalho de Projecto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Sistemas de e-Learning |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/7910 |
| Appears in Collections: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Apresentacao do trabalho de projeto- Cristina Marques.pdf | 996,09 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.











