Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/74415
Título: Incursão pelos modelos de análise da imagem publicitária
Outros títulos: Foray into analysis models for advertising image
Autor: da Silva, Ivone Marília Carinhas Ferreira
Palavras-chave: publicidade
metodologias de análise da imagem
Televisão
Semiótica
Analisys models
Advertising
Rhetoric of image
Advertising image
Communication
Data: 1-Mai-2019
Resumo: O protagonismo da imagem nos media beneficia as disciplinas que melhor domínio tenham dos seus mecanismos. Entre elas, a Publicidade destaca-se sem esforço pois, num momento em que a comunicação vê acentuada a sua dimensão imagética e, com ela, um certo carácter superficial, fragmentado e/ou desprovido de contexto, esta disciplina enfatiza o poder da imagem para a comunicação e a persuasão sob a capa de uma permanente sedução. Consequentemente, a Publicidade emerge na cultura contemporânea como um discurso de cunho marcadamente imagético, capaz de contagiar todos os outros (Ferreira, 2012), vulneráveis ao poder sedutor da imagem e de uma cultura que se define a partir dela. Desta forma, a sua associação à Retórica, enquanto “faculdade de teorizar sobre o que é adequado em cada caso para convencer” (Aristóteles, 1355b), embora inevitável, não surge isenta de obstáculos, nomeadamente no que diz respeito à escolha do modelo de análise mais adequado para abordar a especificidade da imagem publicitária. Este artigo percorre os modelos semiótico-retóricos de análise da imagem publicitária de Roland Barthes (1964), Durand (1964), Péninou (1973), Grupo µ (1987), Floch (1981), Sonesson (1993), Umberto Eco (1997), Martine Joly (1999) e José Saborit (1999). Palavras-chave: publicidade; modelos de análise; semiótica visual; retórica da imagem; imagem publicitária.
Descrição: UID/CCI/04667/2016
Peer review: yes
URI: http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85069498502&partnerID=8YFLogxK
https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6707
DOI: https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_8
ISSN: 1645-5681
Aparece nas colecções:FCSH: ICNOVA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
document_12_.pdf164,76 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.