Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/7394
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFunenga, Sofia Afonso-
dc.date.accessioned2012-07-10T10:11:45Z-
dc.date.available2012-07-10T10:11:45Z-
dc.date.issued2012-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/7394-
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teaching English as a Second / Foreign Languagepor
dc.description.abstractHoje em dia, os alunos do 1º ciclo do ensino básico têm um acesso facilitado a computadores e a diversos recursos na internet, como blogs, e-mail, Twiducate, que podem ser usados para promover a aprendizagem do inglês como segunda língua e para desenvolver as competências de escrita numa língua estrangeira. Este action research pretende responder à questão Pode o uso de blogs e e-mail melhorar as competências de escrita dos alunos do 1º ciclo? Para desenvolver este action research foi concebido um Workshop de escrita com oito meses de duração, envolvendo dezanove alunos do 1º ciclo, com oito e nove anos de idade. Foram formados grupos de três e quatro alunos e foram desenvolvidas atividades de escrita, com recurso a computadores Magalhães, em grupo e utilizando a metodologia de process writing. Os alunos tiveram acesso ao Twiducate e ao e-mail, e foi criado um blog para cada grupo para que os alunos pudessem publicar todos os seus rascunhos, bem como partilhar textos com os seus colegas e escrever comentários sobre os rascunhos. Foi possível concluir que o uso de blogs e do e-mail proporcionou aos alunos verdadeiros objetivos para escrever, interlocutores autênticos e feedbacks genuínos, o que ajudou a alterar a atitude dos alunos face às atividades de escrita e a melhorar o conteúdo e a linguagem dos textos. As conclusões deste action research sugerem que ferramentas disponíveis online, como blogs, e-mail e o Twiducate, podem ser usadas em sala de aula, nomeadamente desde o 1º ciclo, para promover diferentes oportunidades de aprendizagem, para desenvolver a interatividade e para fomentar um processo de aprendizagem ativo e independente.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetências de escritapor
dc.subjectEnsino do inglêspor
dc.subjectBlogspor
dc.subjecte-mailpor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subject1º ciclopor
dc.titleDeveloping writing skills in English language teaching through the use of blogs and e-mail at primary school levelpor
dc.typemasterThesispor
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.