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http://hdl.handle.net/10362/7322
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dantas, Maria Gilda de Andrade Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-20T09:50:21Z | - |
dc.date.issued | 2012-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/7322 | - |
dc.description | Tese de doutoramento apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Geografia e Planeamento Territorial, Especialidade em Planeamento e Ordenamento do Território. | por |
dc.description.abstract | O objectivo central deste estudo consiste numa reflexão crítica sobre o território da Região Autónoma da Madeira relativamente às novas concepções espaciais decorrentes da topologia reticular provocadas, sobretudo, pelo desenvolvimento da rede de transporte e ao confronto daquela com o espaço tradicional correspondente à topologia centro/periferia. Tivemos ainda como objectivo analisar alguns resultados das políticas de ordenamento e de desenvolvimento adoptadas pelo Governo Regional e retirar as respectivas ilações. A construção das novas redes viárias foi um vector determinante na alteração do ordenamento do território regional, estreitando as distâncias inter-concelhias, o que contribuiu para a diminuição dos tempos de deslocação, criando novas oportunidades às áreas rurais, mas aumentando o êxodo rural e a expansão da cidade do Funchal. As cidades e centros urbanos ficaram, fisicamente, mais articulados entre si, assistindo-se a um reordenamento e maior desenvolvimento do território, com uma rede urbana mais completa, havendo a possibilidade de um maior relacionamento entre as pessoas, bens e serviços e uma mais elevada integração e coesão territorial. O sistema de redes reforçou a política de equidade territorial assumida pelo Governo Regional e permitiu um maior desenvolvimento dos lugares mas, ao mesmo tempo canalizou todo o desenvolvimento para o núcleo central do Funchal, criando mais condições para a expansão da cidade e áreas limítrofes, o que contribuiu para a formação da Aglomeração Metropolitana. O núcleo central do Funchal, ao apresentar a oferta mais especializada, de standing mais elevado, posiciona-se, dentro do sistema urbano, num nível hierárquico superior, estendendo a sua área de influência a toda a Região, incluindo a Aglomeração Metropolitana e o Porto Santo, o que contribui para que se assuma como Cidade-Região. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Rede urbana | por |
dc.subject | Aglomeração metropolitana, | por |
dc.subject | Cidade-região | por |
dc.subject | Região Autónoma da Madeira | por |
dc.title | Rede urbana e desenvolvimento na Região Autónoma da Madeira | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
Aparece nas colecções: | FCSH: CICS.NOVA - Teses de Doutoramento |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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