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dc.contributor.authorDantas, Maria Gilda de Andrade Fernandes-
dc.date.accessioned2012-06-20T09:50:21Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/7322-
dc.descriptionTese de doutoramento apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Geografia e Planeamento Territorial, Especialidade em Planeamento e Ordenamento do Território.por
dc.description.abstractO objectivo central deste estudo consiste numa reflexão crítica sobre o território da Região Autónoma da Madeira relativamente às novas concepções espaciais decorrentes da topologia reticular provocadas, sobretudo, pelo desenvolvimento da rede de transporte e ao confronto daquela com o espaço tradicional correspondente à topologia centro/periferia. Tivemos ainda como objectivo analisar alguns resultados das políticas de ordenamento e de desenvolvimento adoptadas pelo Governo Regional e retirar as respectivas ilações. A construção das novas redes viárias foi um vector determinante na alteração do ordenamento do território regional, estreitando as distâncias inter-concelhias, o que contribuiu para a diminuição dos tempos de deslocação, criando novas oportunidades às áreas rurais, mas aumentando o êxodo rural e a expansão da cidade do Funchal. As cidades e centros urbanos ficaram, fisicamente, mais articulados entre si, assistindo-se a um reordenamento e maior desenvolvimento do território, com uma rede urbana mais completa, havendo a possibilidade de um maior relacionamento entre as pessoas, bens e serviços e uma mais elevada integração e coesão territorial. O sistema de redes reforçou a política de equidade territorial assumida pelo Governo Regional e permitiu um maior desenvolvimento dos lugares mas, ao mesmo tempo canalizou todo o desenvolvimento para o núcleo central do Funchal, criando mais condições para a expansão da cidade e áreas limítrofes, o que contribuiu para a formação da Aglomeração Metropolitana. O núcleo central do Funchal, ao apresentar a oferta mais especializada, de standing mais elevado, posiciona-se, dentro do sistema urbano, num nível hierárquico superior, estendendo a sua área de influência a toda a Região, incluindo a Aglomeração Metropolitana e o Porto Santo, o que contribui para que se assuma como Cidade-Região.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectRede urbanapor
dc.subjectAglomeração metropolitana,por
dc.subjectCidade-regiãopor
dc.subjectRegião Autónoma da Madeirapor
dc.titleRede urbana e desenvolvimento na Região Autónoma da Madeirapor
dc.typedoctoralThesispor
Aparece nas colecções:FCSH: CICS.NOVA - Teses de Doutoramento

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