Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/7236
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGaspar, Mónica Carla Campos-
dc.date.accessioned2012-05-15T10:37:15Z-
dc.date.available2012-05-15T10:37:15Z-
dc.date.issued2011-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/7236-
dc.descriptionTrabalho de Projeto apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em (Património)por
dc.description.abstractEste trabalho de projeto, assinala o desejo de contribuir, para um melhor conhecimento da importância e da existência de determinado património histórico nacional por parte dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. É através do ensino/aprendizagem da História que se desenvolvem diversas capacidades, competências e atitudes, tais como, a capacidade de análise e de síntese e o sentido crítico. O trabalho a desenvolver, tem como objetivo primordial a conceção, desenvolvimento e aplicação de conhecimentos e competências adquiridas com fins sociais e culturais. Pretende desenvolver valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática, com o objetivo de reconhecer e divulgar o património histórico, no sentido de incutir interesse e gosto pelo mesmo. Este trabalho de projeto, tem como objetivo investigar de que modo é que estes conceitos, a Nacionalidade/Identidade portuguesa, são ou não apropriados pelos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Tendo como temas secundários, as personagens e factos da história nacional com relevância para o meio local, onde este se vai desenvolver (Lisboa). Um outro objetivo secundário será a forma como os factos históricos se relacionam com os monumentos locais, bem como a sua importância para a construção da identidade. Deste modo, tem como intuito, a promoção, preservação e conservação do património histórico perante os alunos e familiares, de forma a reconhecer e valorizar o património histórico e cultural. Genericamente, este trabalho divide-se em quatro grandes grupos, respetivamente o primeiro aborda a questão da história local e o processo ensino-aprendizagem, o segundo engloba a formulação geral da problemática em estudo, o terceiro cinge-se às metodologias utilizadas e finalmente o quarto e último trata a análise e discussão de resultados relativos aos inquéritos realizados aos alunos e encarregados de educação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectPatrimónio Histórico e Culturalpor
dc.subjectHistória Localpor
dc.subjectNacionalidadepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.titlePatrimónio Histórico no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesis-
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Projeto de Mestrado em Património - Património H.pdf1,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.