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dc.contributor.advisorCádima, Francisco Rui-
dc.contributor.authorNarciso, Carlos Jorge e Freitas dos Santos-
dc.date.accessioned2012-02-17T10:35:31Z-
dc.date.available2012-02-17T10:35:31Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/7094-
dc.descriptionDissertação e Trabalho de Projecto apresentados para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Novos Media e Práticas Weben_US
dc.description.abstractA Internet chegou e, em poucos anos, o seu uso generalizou-se pelas populações instruídas do Hemisfério Norte e dos países mais desenvolvidos e ricos. As notícias veiculadas pelos média tradicionais (televisões, rádios e jornais) continuam a ter importância e a serem referência para quem gosta de saber o que se passa no país e no Mundo, mas há cada vez mais informação a passar pelos canais dos novos média antes de chegar às vetustas redacções de jornalistas profissionais. E, por isso, há cada vez mais consumidores que abandonam velhos hábitos para se fixarem nas novas plataformas de comunicação. A crise nos old media é enorme. De entre todos, o caso da Agência de Notícias Lusa é dos mais curiosos de seguir. Não só porque a agência noticiosa nacional depende quase totalmente das necessidades e do bem-estar financeiro dos seus clientes mas, também, porque a Lusa revelou querer estar na vanguarda da revolução digital. Ao convergir para o digital, a Lusa teve de introduzir na redação as novas ferramentas de trabalho para produzir conteúdos multimédia, a direção impôs a polivalência funcional e deu formação profissional a todos os jornalistas da empresa. Um esforço desajustado e que não conseguiu vencer totalmente as resistências que surgiram no seio da redação. Hoje, vive-se dentro da Lusa o dilema de não se ter encontrado um modelo de trabalho que agrade à redação e a necessidade de continuar a progredir na área da multimédia, porque há a perceção clara de que o mercado tradicional está a morrer e se a agência não trilhar novos caminhos e não encontrar novas fontes de rendimento morre também, a prazo.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherFaculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboaen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectNovos médiaen_US
dc.subjectMultimédiaen_US
dc.subjectPolivalênciaen_US
dc.subjectVídeoen_US
dc.subjectCriseen_US
dc.titleA migração para o digital. A luta pela sobrevivência dos média tradicionais, num ambiente Web hostil. O caso da Agência de Notícias Lusa.en_US
dc.typemasterThesisen_US
my.embargo.termsnullen_US
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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