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dc.contributor.authorPereira, Hugo Silveira-
dc.date.accessioned2019-05-23T22:12:40Z-
dc.date.available2019-05-23T22:12:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn0871-164X-
dc.identifier.otherPURE: 12077909-
dc.identifier.otherPURE UUID: 9fb42ebf-bc88-4867-83b6-1bc466914459-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0002-7706-2686/work/50051460-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/70639-
dc.description.abstractQuando Portugal começou a construir caminhos de ferro em meados da década de 1850 não existia nenhuma lei que servisse de enquadramento geral à nova atividade económica. O texto que se segue analisa de que modo a produção legislativa acompanhou o novo sector de atividade e até que ponto foi respeitada e importante no desenvolvimento da política ferroviária nacional. Para tal recorri às compilações de legislação (ferroviária e geral) disponíveis aos investigadores, comparando-as com o que se passava além-fronteiras, nomeadamente em Espanha, França e Bélgica, países que normalmente serviam de modelo à política ferroviária nacional.en
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCaminhos de ferro-
dc.subjectLegislação-
dc.subjectRegeneração-
dc.subjectFontismo-
dc.titleA legislação ferroviária portuguesa (1845-1892)-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage199-
degois.publication.issue1-
degois.publication.lastPage218-
degois.publication.titleRevista da Faculdade de Letras. História-
degois.publication.volume8-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21747/0871164x/hist8a11-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionDCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas-
dc.contributor.institutionCIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia-
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