Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/70203
Título: | Autoria, tradição e inovação no folclore do Baixo Minho: Um estudo de caso da Rusga de São Vicente de Braga |
Autor: | Barros, Ana Catarina Braga de |
Orientador: | Carvalho, João Soeiro de |
Palavras-chave: | Inovação Autenticidade Autoria Folclore Tradição Tradition Folklore Authenticity Authorship Innovation |
Data de Defesa: | 9-Abr-2019 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado tem o propósito de esclarecer de que forma é que os
conceitos de autoria e pertença da música popular (a que se canta e toca associada à
ruralidade) influenciam os processos de categorização de autenticidade e tradição.
Questiona a identidade cultural e o pensamento de autenticidade ligados ao folclore
português.
O principal objetivo deste estudo é perceber como é que as noções de autoria e
pertença no repertório musical e coreográfico no âmbito do “universo” do folclore se
relacionam com os conceitos de “autenticidade” e “tradição”. Para cumprir este objetivo,
é realizado um estudo de caso da Rusga de São Vicente de Braga – Grupo Etnográfico do
Baixo Minho.
A partir de todos os dados recolhidos e analisados, foi possível concluir que a
autoria da música popular, enquanto conceito se situa no cerne de uma problemática
complexa e controversa, que consiste na mitificação da música popular como fruto
intemporal da alma do povo e elemento importante da definição da nacionalidade e
identidade de um povo. O conceito de autenticidade é aqui posto em causa através da
análise do processo de criação da música folclórica.
Conclui-se que o processo de criação é visto, cada vez mais, como um fenómeno
individual, que consiste no processo em que o autor ou compositor compõe segundo os
parâmetros que a tradição ou escola anterior lhe transmite. Na chamada tradição popular,
esses parâmetros são fornecidos via oral. Com o passar do tempo, a identificação desses
autores ficou perdida. A partir daí, a composição musical foi apropriada pelos grupos
folclóricos como sua e transmitida para a geração seguinte. Os grupos recebem,
assimilam, adaptam e recriam as composições deixadas pelas gerações anteriores. A
“tradição” consiste na transmissão; e a autoria é a receção dessa transmissão, dessa
“tradição”. Desta forma, constato que estes dois conceitos tão díspares estão
completamente interligados e articulados. This master dissertation aims to clarify how the concepts of authorship and belonging in popular music (the one that is sung and played in a rural context) influence the process of categorization of authenticity and tradition. It questions the cultural identity and the thought of authenticity related to Portuguese folklore. The main object of study in this work, it is to understand how the notions of authorship and belonging in musical and choreographic repertoire within the “universe” of folklore are related to the concepts of “authenticity” and “tradition”. To fulfill this objective, it is realized a case of study of Rusga de São Vicente de Braga – Grupo Etnográfico do Baixo-Minho. From all the collected and analyzed data, it was possible to conclude that the popular music authorship as a concept relies on the heart of a complex and controversial problematic, which consists in the mythification of popular music as a timeless fruit of a certain community’s soul and an important element of nationality definition and a population’s identity. The concept of authenticity is here questioned through the analysis of the folk music creation process. It is concluded that the creative process is increasingly seen as an individual phenomenon, which consists in the process where the author or composer creates according to the parameters that the previous tradition or school transmits. In popular tradition, these parameters are provided orally and over time, the identification of this authors was lost. From there, the musical composition was appropriated by the folkloric groups and transmitted to the next generation. The groups receive, assimilate, adapt and recreate the compositions left by previous generations. “Tradition” consists on transmission; and the authorship is the reception of that transmission, of that “tradition”. In this way, I found that these two concepts, which are so distinct, are completely interconnected and articulated. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/70203 |
Designação: | Ciências Musicais |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Ana Barros_Nr52122.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.