Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/69627
Título: Figuras e construções excêntricas na Literatura Alemã Contemporânea: histórias de encanto ou de desencanto
Autor: Bentes, Lúcia de Fátima Oleiro
Orientador: Clara, Fernando
Palavras-chave: Literatura Alemã Contemporânea
Sociedade Contemporânea
Imagem-Palavra
Literatura-Arte
Cultura-Imagem-Estética
Figuras excêntricas
Construções obsessivas
Colecionadores obsessivos
Memória
Sentido
Ordem
Crise de Valores
Data de Defesa: 20-Jul-2017
Resumo: O capítulo principal deste estudo pretende incidir a sua análise num conjunto de figuras e construções excêntricas na Literatura Alemã Contemporânea a partir da década de 1960 até 2009. Verificar-se-á que diversos textos literários, artigos de jornais e vários suportes iconográficos são percorridos por imagens (“hypericons”, no sentido de W. J. T. Mitchell) que refletem uma problemática social, uma perceção e experiência estéticas e uma reflexão filosófica da relação do homem contemporâneo com os objetos, a memória e os diversos espaços (e os tempos) em que se inserem. A aplicação de uma tipologia de imagens à análise literária requer, num primeiro capítulo de enquadramento teórico, a descrição da relação problemática entre Imagem e Palavra ao longo da História, mas pressupõe ainda averiguar como a partir da década de 1980 se tem vindo a desenvolver na Alemanha e nos EUA o projeto de uma “ciência das imagens” no quadro de um processo de esteticização global. Iremos ver que as personagens selecionadas são colecionadoras obsessivas e dedicam-se à construção de projetos utópicos e míticos e de “universos simbólicos” ou “modelos-mundo”, numa perspetiva construtivista da realidade, através da experiência sensorial e emocional de acordo com uma abordagem fenomenológica. Num segundo capítulo de enquadramento histórico, importa ainda recuperar a tradição mítica de figuras e construções excêntricas até ao século XX, a partir da Torre de Babel. Nesta fase do trabalho será também pertinente examinar a figura do colecionador, o ato de colecionar de um ponto de vista histórico e antropológico e ainda a prática artística (e estética) como modo de preservação da memória, em particular a partir de 1960, que, enquanto encenação provisória, poderá, a nosso ver, estar na base da reinvenção atual de uma estética no limiar. As práticas excêntricas das personagens escolhidas para o núcleo central deste estudo pretendem essencialmente compensar a perda de memória, de sentido e de uma ordem, enfim, uma crise de valores, que se verifica em especial na sociedade alemã contemporânea, mas que se pode observar em todas as outras sociedades europeias capitalistas de consumo. O estudo pretende fundamentalmente salientar a dimensão visual do texto literário numa sociedade e cultura dominada pelas imagens em que a literatura deverá ser compreendida numa relação recíproca com outras manifestações artísticas e outros dispositivos ou meios de comunicação importantes nas sociedades atuais. Nesta abordagem interdisciplinar as relações entre Imagem e Palavra, Arte e Literatura serão, sem dúvida, aspetos relevantes. Procurar-se-á, em última análise, repensar o papel fundamental que a literatura poderá desempenhar enquanto fenómeno cultural, artístico (estético) e social na sociedade contemporânea.
The major interest of the present research is the analysis of a set of eccentric characters and constructions in Contemporary German Literature from the 1960s to 2009. We will verify that several literary texts, newspaper articles are crossed by iconographic media (“hypericons” in the sense of W. J. T. Mitchell), which reflect a social issue, an aesthetic perception and experience, and a philosophical reflection on the contemporary relationship of contemporary men with objects, memory and space and time. Using a typology of images in the literary analysis asks for a theoretical framework for the description of the problematic relationship between Image and Word along the history, but it also supposes the examination of how, from 1980 onwards, there has been developing in Germany and in the USA the project of a “science of images” in the context of a aestheticizing global process. We will see that the selected characters are obsessive collectors and that they devote themselves to the construction of mythical and utopian projects and “symbolic universes” or “world-models”, according to a constructivist view of reality, through the sensorial and emotional experience in accordance with a phenomenological perspective. The second chapter will give a historical framework to recover the historical and mythical tradition of eccentric characters and constructions until the twentieth century, starting with the Tower of Babel. At this stage it is important to examine the figure of the collector, the act of collecting from a historic and anthropological point of view and an eccentric practice (aesthetic) as a way of preserving memory, especially from de 1960s. The eccentric practice of the selected characters in the main chapter of this research intend to compensate the loss of memory, of meaning and of an order, needless to say, a crisis of values that we can verify especially in German contemporary society, but we can also witness it in other European consumer capitalist societies. This research aims essentially at emphasizing the visual dimension in a literary text in a society and culture dominated by images, where literature should be understood in a reciprocal relationship with other artistic expressions and other important media and means of communication. In this interdisciplinary approach the relationships between Image and Word, Art and Literature are undoubtedly important aspects. We will ultimately rethink the importance literature may play as a cultural, artistic (aesthetic) and social phenomenon in contemporary society.
URI: http://hdl.handle.net/10362/69627
Designação: Línguas, Literaturas e Culturas
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
lucia bentes.pdf25,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.