Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/69110
Título: Ser Professor Waldorf
Autor: Henriques, Raquel
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf
Autoeducação
Ritmo
Identidade
Data: 2017
Editora: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) - Universidade do Porto
Resumo: Nas escolas Waldorf, organizadas segundo modelo criado por Rudolf Steiner (1861-1925), o educador tem um papel fundamental, privilegiando a autoeducação e uma relação profunda entre Homem, Natureza e Cosmos. Como marcas identitárias da pedagogia Waldorf, a imaginação e a criatividade são estimuladas de uma forma serena, em sintonia com os ritmos biológicos de cada um. É nas atividades quotidianas que o professor põe em prática os princípios educativos defendidos por Steiner, necessitando de cuidar permanentemente da relação que estabelece com os outros e com o meio envolvente. A sua prática profissional é, essencialmente, um projeto de vida, simultaneamente pessoal e coletivo. Partindo de um estudo de caso, o Jardim de Infância São Jorge, em Alfragide, estabelecimento de ensino particular e cooperativo fundado em 1984, reflete-se sobre o processo de construção dessa identidade profissional, a de ser-se um “professor Waldorf”. Pretende-se compreender a organização dos ritmos diários, que materiais se constroem ou utilizam, o que é feito para conhecer as características dos alunos, como colaboram com os demais, as formações que vão adquirindo. Estas e outras perspetivas fundamentam-se na documentação de arquivo existente na escola, em diversas entrevistas realizadas a educadores, bem como em textos de Rudolf Steiner e em estudos sobre Steiner e a pedagogia Waldorf.
Descrição: UID/HIS/04209/2013
Peer review: no
URI: https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/ebook.html
ISBN: 978-989-8471-26-0
Aparece nas colecções:FCSH: IHC - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ser_Professor_Waldorf_pages_149_163.pdf570,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.