Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/69110
Título: | Ser Professor Waldorf |
Autor: | Henriques, Raquel |
Palavras-chave: | Pedagogia Waldorf Autoeducação Ritmo Identidade |
Data: | 2017 |
Editora: | Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) - Universidade do Porto |
Resumo: | Nas escolas Waldorf, organizadas segundo modelo criado por Rudolf Steiner (1861-1925), o educador tem um papel fundamental, privilegiando a autoeducação e uma relação profunda entre Homem, Natureza e Cosmos. Como marcas identitárias da pedagogia Waldorf, a imaginação e a criatividade são estimuladas de uma forma serena, em sintonia com os ritmos biológicos de cada um. É nas atividades quotidianas que o professor põe em prática os princípios educativos defendidos por Steiner, necessitando de cuidar permanentemente da relação que estabelece com os outros e com o meio envolvente. A sua prática profissional é, essencialmente, um projeto de vida, simultaneamente pessoal e coletivo. Partindo de um estudo de caso, o Jardim de Infância São Jorge, em Alfragide, estabelecimento de ensino particular e cooperativo fundado em 1984, reflete-se sobre o processo de construção dessa identidade profissional, a de ser-se um “professor Waldorf”. Pretende-se compreender a organização dos ritmos diários, que materiais se constroem ou utilizam, o que é feito para conhecer as características dos alunos, como colaboram com os demais, as formações que vão adquirindo. Estas e outras perspetivas fundamentam-se na documentação de arquivo existente na escola, em diversas entrevistas realizadas a educadores, bem como em textos de Rudolf Steiner e em estudos sobre Steiner e a pedagogia Waldorf. |
Descrição: | UID/HIS/04209/2013 |
Peer review: | no |
URI: | https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/ebook.html |
ISBN: | 978-989-8471-26-0 |
Aparece nas colecções: | FCSH: IHC - Capítulos de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ser_Professor_Waldorf_pages_149_163.pdf | 570,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.