Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/65524
Título: | 140 Mil Memórias - um projecto artístico ao encontro da comunidade |
Autor: | Alvelos, Vera Maria Quintela de Campos |
Orientador: | Madeira, Cláudia |
Palavras-chave: | Artes Cénicas Comunidade Arte e comunidade Programação cultural Teatralidade Dramaturgia Teatro Real art and community, Cultural programming Theatricality Dramaturgy Theatre |
Data de Defesa: | 22-Fev-2019 |
Resumo: | Este trabalho assenta numa análise e reflexão sobre os processos de criação artística do projecto 140 Mil Memórias, que aconteceu de Fevereiro a Maio de 2018 em Santa Maria da Feira, sendo apresentado nesse último mês no Festival Imaginarius. Tendo sido um projecto multidisciplinar, esta análise incide sobretudo nas duas performances teatrais que daí sugiram, criadas em estreita colaboração com membros da comunidade: “31 Maneiras de Comer uma Fogaça” e “Roda de Memórias”. Sob a alçada das relações entre arte e comunidade, este trabalho foca-se nos processos de participação artística comunitária e na programação cultural que os incentiva e possibilita. Questões como a comunidade em relação com o local e o global, a multiplicidade de sentidos, a dimensão política da participação, a relação com o outro e com o real, o hibridismo das propostas e a proximidade à performance, bem como a relação com o público, são equacionadas como enquadramento teórico, tendo como base a ideia da participação e a arte orientada para o social. A programação no espaço público, enquanto heterogéneo e potenciador de relações na figura de festivais culturais são analisados, afunilando a reflexão para o caso do Imaginarius e a programação cultural de Santa Maria da Feira. Por fim, como caso de estudo, são abordados os métodos de criação dos dois espectáculos referidos, explorando-se toda a relação dramatúrgica e teatral que se estabeleceu com membros da comunidade, num processo participativo imersivo. Neste processo tem-se em conta a dimensão cultural da dramaturgia, realizada a partir das memórias recolhidas, a sua relação com símbolos culturais locais, a ideia de representação do real e a dupla existência dos intérpretes, enquanto actores e membros da comunidade. A teatralidade de cada espectáculo é analisada segundo as técnicas desenvolvidas e segundo a relação estabelecida com as especificidades locais, constatando-se a interpenetração das várias instâncias, numa influência mútua. As dimensões individual, colectiva e ritualística são igualmente colocada em evidência, bem como os vários tempos do processo criativo, passado presente e futuro. As contribuições teóricas das áreas do teatro, performance, filosofia, crítica de arte, sociologia, antropologia e literatura, possibilitam uma análise alargada do encontro entre práticas artísticas e comunidade, numa acção que não é exclusivamente artística ou social, mas que se apresenta em relação. This work is an analysis and reflection about the artistic creation processes of the project 140 Mil Memórias that took place between February and May of 2018 and was presented at the Imaginarius Festival in May 2018. Being a multidisciplinary project, this analysis focuses mostly on the performative works that emerged from a strict collaboration with community members: “31 Maneiras de Comer uma Fogaça” and “Roda de Memórias”. Under the wing of relations between art and community, this work researches on artistic community participation processes and about cultural programming that enables and encourages it. Questions like community in relation with the local and the global, multiplicity of meaning, political dimension of participation, relation with the real and with the other, hybridity of artistic proposals, proximity with performance, as well as the relations established with the public, are addressed as theoretical framework, based on the idea of participation and social oriented art. Public space programming, as heterogeneous and leverage of relations, in the figure of cultural festivals is analyzed, narrowing the reflection toward the case of Imaginarius Festival and cultural programming of Santa Maria da Feira. Finally, as a case study, the methods of artistic creation of the two mentioned performances are examined, as the dramaturgical and theatrical relations that were established with community members, in an immersive participative process, are explored. The cultural dimension of the dramaturgy, made from a recollection of individual memories, its relation with local cultural symbols, the notion of representing the real, and the actor’s dual existence, as actors and members of the community, are issues taken into consideration. The theatricality of each performance is analyzed according to the rehearsal technics that were developed and according to the relations established with local specificities, instances that influence each other in the creative process. The individual, collective and ritualistic dimensions are placed in evidence as well as the different times of the creative process, past, present and future. Theoretical contributions from diverse areas such as theatre, performance, philosophy, art critique, sociology, anthropology and literature, enable a widened reflection of the encounter between artistic practices and the community, in an action that isn’t exclusively artistic or social, but something that exists in relation between the two. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/65524 |
Designação: | Artes Cénicas |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Vera 140MM Final.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.