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dc.contributor.advisorSalvador, Maria Regina-
dc.contributor.authorPereira, Fábio Miguel Lucas-
dc.date.accessioned2019-04-02T13:57:20Z-
dc.date.available2019-04-02T13:57:20Z-
dc.date.issued2019-02-08-
dc.date.submitted2018-10-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/65289-
dc.description.abstractPartindo do princípio que a navegação que se pratica nas águas costeiras da Área Metropolitana de Lisboa e nos estuários do rio Tejo e do rio Sado têm um papel relevante na economia regional e nacional é fundamental avaliar a dinâmica dos sectores que lhe surgem associados por forma a compreender como interferem na sustentabilidade da Metrópole. O recente crescimento do fluxo da navegação na região está interligado com as dinâmicas económicas, sociais e ambientais dos portos, do transporte marítimo e fluvial de mercadorias, do transporte fluvial de passageiros, do turismo náutico, da pesca comercial e da construção e reparação naval. As relações entre os sectores ligados à navegação marítimo-estuarina têm capacidade para alavancar o desenvolvimento local e regional de uma forma sustentável, que é reconhecida mas pouco estudada como um todo.pt_PT
dc.description.abstractAssuming that navigation in the coastal waters of the Lisbon Metropolitan Area and in the estuaries of the Tagus River and Sado River plays a relevant role in the regional and national economy, it is essential to assess the dynamics of the associated sectors in order to understand how they interfere in the sustainability of Metropolis. The recent growth in the flow of navigation in the region is intertwined with the economic, social and environmental dynamics of ports, maritime and inland waterway transport, inland waterway passenger transport, nautical tourism, commercial fishing and shipbuilding and repair. The relations between sectors linked to maritime-estuarine navigation have the capacity to leverage local and regional development in a sustainable way, which is recognized but little studied as a whole.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectÁrea Metropolitana de Lisboapt_PT
dc.subjectNavegaçãopt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectNavegaçãopt_PT
dc.subjectEstuáriopt_PT
dc.subjectMarítimapt_PT
dc.subjectEconomiapt_PT
dc.subjectAmbientept_PT
dc.titleSustentabilidade do Território da Área Metropolitana de Lisboa: Caso da Navegação Marítimo-Estuarinapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão do Território, Especialização em Ambiente e Recursos Naturaispt_PT
dc.identifier.tid202173674pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado

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