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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPonte, Cristina-
dc.contributor.authorCastro, Teresa Sofia Pereira Dias de-
dc.contributor.authorBatista, Susana-
dc.date.accessioned2019-03-29T23:19:47Z-
dc.date.available2019-03-29T23:19:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherPURE: 12100002-
dc.identifier.otherPURE UUID: 3b057195-3e47-4821-852b-60c115d9d1e1-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0002-7148-9443/work/51547230-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0003-2545-4538/work/172970326-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/65033-
dc.descriptionUID/CCI/04667/2016-
dc.description.abstractAs crianças portuguesas de 6-8 anos estão a crescer em lares apetrechados com múltiplos ecrãs individualizados, tácteis e com aplicações diversificadas. No entanto, no primeiro inquérito nacional sobre como as crianças estão a crescer entre ecrãs (N= 656), mais de um terço das crianças desta faixa etária não faz uso da internet e prevalece uma mediação centrada no controlo e na restrição. Quatro em cada cinco pais cujas crianças acedem à internet concordam com a afirmação de que o seu uso é bom para aprendizagens. No entanto, cerca de metade identifica riscos na internet e concorda que é preferível que a criança esteja ocupada com atividades que não envolvam ecrãs. Tendo em conta não só características da idade (6-8 anos) mas também a própria relação entre crianças e ecrãs, predominam as atividades de entretenimento. Segundo os pais, cerca de quatro em cinco crianças jogam e veem vídeos, e cerca de duas em três procuram músicas. No recorte de famílias com crianças entre os 6 e os 8 anos, os pais são os principais companheiros em todas as atividades dos filhos na internet, o que se relaciona não só com a faixa etária em análise mas também com as infâncias vividas no singular. A procura de conteúdos do interesse da criança claramente predomina sobre contactos com familiares e amigos e a criação ou produção. Porém, a socialização com pares através redes sociais emerge já nestas idades.en
dc.format.extent11-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCrianças-
dc.subjectFamília-
dc.subjectTecnologias Digitais-
dc.subjectMediação Parental-
dc.titleA influência familiar nas atividades digitais de crianças portuguesas de 6-8 anos-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage46-
degois.publication.issueJulho-
degois.publication.lastPage57-
degois.publication.titleRevista Científica Educação para o Desenvolvimento-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionCentro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC. Digital)-
dc.contributor.institutionCentro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH)-
dc.contributor.institutionDepartamento de Ciências da Comunicação (DCC)-
dc.contributor.institutionDepartamento de Sociologia (DS)-
Aparece nas colecções:FCSH: ICNOVA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

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