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http://hdl.handle.net/10362/65033
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ponte, Cristina | - |
dc.contributor.author | Castro, Teresa Sofia Pereira Dias de | - |
dc.contributor.author | Batista, Susana | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T23:19:47Z | - |
dc.date.available | 2019-03-29T23:19:47Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.other | PURE: 12100002 | - |
dc.identifier.other | PURE UUID: 3b057195-3e47-4821-852b-60c115d9d1e1 | - |
dc.identifier.other | ORCID: /0000-0002-7148-9443/work/51547230 | - |
dc.identifier.other | ORCID: /0000-0003-2545-4538/work/172970326 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/65033 | - |
dc.description | UID/CCI/04667/2016 | - |
dc.description.abstract | As crianças portuguesas de 6-8 anos estão a crescer em lares apetrechados com múltiplos ecrãs individualizados, tácteis e com aplicações diversificadas. No entanto, no primeiro inquérito nacional sobre como as crianças estão a crescer entre ecrãs (N= 656), mais de um terço das crianças desta faixa etária não faz uso da internet e prevalece uma mediação centrada no controlo e na restrição. Quatro em cada cinco pais cujas crianças acedem à internet concordam com a afirmação de que o seu uso é bom para aprendizagens. No entanto, cerca de metade identifica riscos na internet e concorda que é preferível que a criança esteja ocupada com atividades que não envolvam ecrãs. Tendo em conta não só características da idade (6-8 anos) mas também a própria relação entre crianças e ecrãs, predominam as atividades de entretenimento. Segundo os pais, cerca de quatro em cinco crianças jogam e veem vídeos, e cerca de duas em três procuram músicas. No recorte de famílias com crianças entre os 6 e os 8 anos, os pais são os principais companheiros em todas as atividades dos filhos na internet, o que se relaciona não só com a faixa etária em análise mas também com as infâncias vividas no singular. A procura de conteúdos do interesse da criança claramente predomina sobre contactos com familiares e amigos e a criação ou produção. Porém, a socialização com pares através redes sociais emerge já nestas idades. | en |
dc.format.extent | 11 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Crianças | - |
dc.subject | Família | - |
dc.subject | Tecnologias Digitais | - |
dc.subject | Mediação Parental | - |
dc.title | A influência familiar nas atividades digitais de crianças portuguesas de 6-8 anos | - |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 46 | - |
degois.publication.issue | Julho | - |
degois.publication.lastPage | 57 | - |
degois.publication.title | Revista Científica Educação para o Desenvolvimento | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.description.version | publishersversion | - |
dc.description.version | published | - |
dc.contributor.institution | Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC. Digital) | - |
dc.contributor.institution | Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA - NOVA FCSH) | - |
dc.contributor.institution | Departamento de Ciências da Comunicação (DCC) | - |
dc.contributor.institution | Departamento de Sociologia (DS) | - |
Aparece nas colecções: | FCSH: ICNOVA - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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