Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/64167
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArinto, Agnès Anne Françoise Le Gac-
dc.contributor.authorSilva, Nídia-
dc.contributor.authorMiguel, Catarina-
dc.contributor.authorCosta, Sónia-
dc.contributor.authorMirão, José-
dc.contributor.authorCandeias, António-
dc.date.accessioned2019-03-21T23:28:45Z-
dc.date.available2019-03-21T23:28:45Z-
dc.date.issued2016-11-02-
dc.identifier.isbn978-972-49-2288-1-
dc.identifier.otherPURE: 2756933-
dc.identifier.otherPURE UUID: 4848e921-58e0-4cc5-8ea9-e407cacdaa1a-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0003-2995-541X/work/72973018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/64167-
dc.descriptionSem PDF.-
dc.description.abstractDescobriu-se recentemente, nas reservas do Torreão Norte do Palácio Nacional de Mafra, uma pintura monumental assinada no verso pelo pintor Francisco Pinto Pereira (Le Gac et al., 2015). A pintura de formato semicircular (A.153,5 x L.309 x P.6,5 cm), a óleo sobre tela, corresponde a uma das quatorze lunetas encomendadas em 1728 pelo rei D. João V (Prado, 1751) para as capelas laterais da Basílica de Mafra. No presente estudo, procurou-se utilizar várias técnicas de imagem numa tentativa de melhor perceber a qualidade da composição, as características dos motivos, a pincelada inerente à sua realização, o cromatismo geral e os materiais empregues nas diferentes áreas consoante as necessidades da cor local. Neste âmbito, aplicou-se métodos de exame complementares, in situ e em laboratório: Fotografia Digital em luz visível e sob radiação ultravioleta (ca.370 nm) (La Rie,1982); Radiografia de raios X digital portatil (Creagh, 2016); Microscopia óptica, equipada com diferentes filtros, nomeadamente UV; Microscopia electrónica de varrimento (modos BSE e SE) com mapeamentos; Micro espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier em modo de reflexão total atenuada.en
dc.language.isopor-
dc.publisherLaboratório Nacional de Engenharia Civil, Patologia e Reabilitação das Construções-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFrancisco Pinto Pereira-
dc.subjectPatrim+onio imaterial-
dc.subjectPateimonio Cultural-
dc.subjectPatrimónio material-
dc.subjectTécnicas de imagem-
dc.title(Re)conhecer Francisco Pinto Pereira através do seu legado artístico-
dc.typeconferenceObject-
degois.publication.firstPage1-
degois.publication.lastPage20-
degois.publication.titleCongresso Ibero-Americano PATRIMA 2016-
degois.publication.volume1-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleVantagens e limites das técnicas de imagem-
dc.contributor.institutionDCR - Departamento de Conservação e Restauro-
dc.contributor.institutionDF – Departamento de Física-
dc.contributor.institutionVICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes-
Aparece nas colecções:Home collection (FCT)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
082_NOVOartigo_cgiapatrimonio_nsilva_REV_2_3_LIMPO_.pdf8,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.