Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/64167Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Arinto, Agnès Anne Françoise Le Gac | - |
| dc.contributor.author | Silva, Nídia | - |
| dc.contributor.author | Miguel, Catarina | - |
| dc.contributor.author | Costa, Sónia | - |
| dc.contributor.author | Mirão, José | - |
| dc.contributor.author | Candeias, António | - |
| dc.date.accessioned | 2019-03-21T23:28:45Z | - |
| dc.date.available | 2019-03-21T23:28:45Z | - |
| dc.date.issued | 2016-11-02 | - |
| dc.identifier.isbn | 978-972-49-2288-1 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 2756933 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: 4848e921-58e0-4cc5-8ea9-e407cacdaa1a | - |
| dc.identifier.other | ORCID: /0000-0003-2995-541X/work/72973018 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/64167 | - |
| dc.description | Sem PDF. | - |
| dc.description.abstract | Descobriu-se recentemente, nas reservas do Torreão Norte do Palácio Nacional de Mafra, uma pintura monumental assinada no verso pelo pintor Francisco Pinto Pereira (Le Gac et al., 2015). A pintura de formato semicircular (A.153,5 x L.309 x P.6,5 cm), a óleo sobre tela, corresponde a uma das quatorze lunetas encomendadas em 1728 pelo rei D. João V (Prado, 1751) para as capelas laterais da Basílica de Mafra. No presente estudo, procurou-se utilizar várias técnicas de imagem numa tentativa de melhor perceber a qualidade da composição, as características dos motivos, a pincelada inerente à sua realização, o cromatismo geral e os materiais empregues nas diferentes áreas consoante as necessidades da cor local. Neste âmbito, aplicou-se métodos de exame complementares, in situ e em laboratório: Fotografia Digital em luz visível e sob radiação ultravioleta (ca.370 nm) (La Rie,1982); Radiografia de raios X digital portatil (Creagh, 2016); Microscopia óptica, equipada com diferentes filtros, nomeadamente UV; Microscopia electrónica de varrimento (modos BSE e SE) com mapeamentos; Micro espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier em modo de reflexão total atenuada. | en |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Patologia e Reabilitação das Construções | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Francisco Pinto Pereira | - |
| dc.subject | Patrim+onio imaterial | - |
| dc.subject | Pateimonio Cultural | - |
| dc.subject | Património material | - |
| dc.subject | Técnicas de imagem | - |
| dc.title | (Re)conhecer Francisco Pinto Pereira através do seu legado artístico | - |
| dc.type | conferenceObject | - |
| degois.publication.firstPage | 1 | - |
| degois.publication.lastPage | 20 | - |
| degois.publication.title | Congresso Ibero-Americano PATRIMA 2016 | - |
| degois.publication.volume | 1 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.title.subtitle | Vantagens e limites das técnicas de imagem | - |
| dc.contributor.institution | DCR - Departamento de Conservação e Restauro | - |
| dc.contributor.institution | DF – Departamento de Física | - |
| dc.contributor.institution | VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes | - |
| Aparece nas colecções: | Home collection (FCT) | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 082_NOVOartigo_cgiapatrimonio_nsilva_REV_2_3_LIMPO_.pdf | 8,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











