Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/62915
Título: | Impacte territorial dos portos nas pequenas e médias cidades. O porto de Aveiro, as cidades da Gafanha da Nazaré e Aveiro |
Autor: | Matias, Lídia Maria Moreira |
Orientador: | Sousa, João Figueira de |
Palavras-chave: | Portos Pequenas e médias cidades Território Impactes Relação porto-cidade Frente de água Transporte marítimo Canais aquáticos Porto de Aveiro Ports Medium and small-sized cities Territory Impact Port-city relationship Waterfront maritime transportation Water canals port of Aveiro |
Data de Defesa: | 15-Fev-2019 |
Resumo: | Os portos fazem parte da história do território. A adaptação da função portuária e do seu
carácter infraestrutural à evolução tecnológica do transporte marítimo e à transformação
dos intercâmbios comerciais, têm-se traduzido numa progressiva mutação dos espaços
portuários. Ao longo dos tempos tem-se assistido à evolução territorial da relação entre o
porto e a cidade, nomeadamente o conceito de unidade, de crescimento, de afastamento,
de separação e isolamento entre os mesmos, pelo que o resultado dessa evolução se reflete
no desenvolvimento urbanístico em várias escalas temporais e territoriais das pequenas e
médias cidades portuárias.
O caso de estudo “O porto marítimo de Aveiro e as cidades da Gafanha da Nazaré e de
Aveiro” é analisado nas diferentes escalas territoriais e temporais tendo por base a
dimensão populacional entre 20.000 e 500.000 habitantes, segundo o relatório Europa
2000+ (CE, 1994).
Na escala territorial, a investigação integra os impactes socioeconómicos, ambientais e
morfológicos do porto de Aveiro nas cidades da Gafanha da Nazaré e de Aveiro. Na
escala temporal, a investigação corresponde ao estudo da evolução dos impactes entre os
séculos XVIII e XXI.
O objetivo principal desta investigação é a avaliação dos impactes do porto de Aveiro nas
pequenas e médias cidades contíguas ao porto marítimo, nomeadamente Aveiro e
Gafanha da Nazaré. Os objetivos específicos incidem em: (a) a identificação das
atividades marítimo-portuárias como elementos fundamentais na relação entre o porto de
Aveiro e as cidades em análise; (b) o conhecimento dos impactes gerados pelo porto de
Aveiro no desenvolvimento urbano e territorial das cidades em estudo; (c) a análise e
compreensão da evolução morfológica do território do porto de Aveiro e das cidades da
Gafanha da Nazaré e Aveiro e a relação entre os territórios em estudo; (d) a elaboração
do modelo explicativo da relação entre o porto de Aveiro e as duas cidades em estudo.
Para cumprir o objetivo principal, a investigação fundamenta-se na pesquisa
bibliográfica, cartográfica e estatística. O recurso à cartografia é fundamental para
analisar e observar as mudanças territoriais e temporais, pelo que surge a necessidade de
acompanhar as dinâmicas e tendências territoriais através da ferramenta principal do
arquiteto, o “mapa”, na análise das diversas plantas cartográficas dos territórios em
estudo. Para isso, a investigação integra diversos métodos, nomeadamente desenhos de
análise cartográfica que permitem interpretar a realidade territorial e completar os
mesmos com um modelo final sobre a relação entre porto e cidades.
Como resultado final da tese, é elaborado um modelo de relação porto-cidade, como
resultado da análise da avaliação das atividades marítimo-portuários, estruturado sobre a
evolução da morfologia do território observada na cartografia entre os séculos XVIII e
XXI do caso de estudo. Ports are part of territorial history. Adaptation of the functions of the port and its infrastructural character to the technological evolution of the maritime transportation and the transformation of commercial exchange has been developing into a progressive mutation of port spaces. Throughout time a territorial evolution in the port-city relationship has been noticeable, namely in the concept of unity, growth, detachment, separation and isolation amongst them, for which the result of such an evolution has reflected upon the urban development along various time and territory scales within medium and small-sized port-cities. The study case “The maritime port of Aveiro and the cities of Gafanha da Nazaré and Aveiro” is analysed in its different territorial and time scales bearing as basis a population ranging from 20.000 to 500.000 inhabitants, according to the Europe 2000+ (CE, 1994) report. On a territorial scale, research integrates socioeconomic, environmental and morphological impacts placed by the port of Aveiro upon the cities of Gafanha da Nazaré and Aveiro. On a time scale, the research corresponds to the study of the evolution of impact between the 18th and the 21st centuries. The main purpose of this research is to assess the impact of the port of Aveiro upon medium and small-sized cities which are adjacent to the maritime port, namely that of Aveiro and Gafanha da Nazaré. The specific objectives relate to: (a) identifying maritime port activities as essential elements to the relationship between the port of Aveiro and the cities under consideration in the analysis; (b) knowledge of the impact generated by the port of Aveiro upon the urban and territorial development of the cities under consideration in this study; (c) analysis and comprehension of the morphological evolution of the territory of the port of Aveiro and the cities of Gafanha da Nazaré and Aveiro and the relationship between the port of Aveiro and both cities in the study; (d) the designing of an explanatory model of the relationship between the port of Aveiro and both cities being studied. So as to accomplish the main purpose, research is grounded on bibliographical, cartographic and statistical research. The use of cartography is essential to the analysis and observation of territorial and time changes, for which the need to accompany territorial dynamics and trends arises by means of the main architectural tool, the “map”, in the analysis of various cartographic plants of the territory under study. In order for that, research integrates various methods as is the case of cartographic analytical sketches, which support the interpretation of territorial reality and their own completion as a final model to the relationship between ports and cities. As a final result of the thesis, a model of the port-city relationship is designed, as a result of the assessment analysis of the maritime-port activities, structured upon the evolution of the morphology of the territory as observed in the cartography from the 18th to the 21st centuries. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/62915 |
Designação: | Tese de doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial - Especialidade em Território e Desenvolvimento |
Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Doutoramento_Lidia_Matias_aluna 42566_1_Março_2019.pdf | 172,82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.