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http://hdl.handle.net/10362/5943Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Neves, Luís | - |
| dc.contributor.author | Sobreiro, Filipe José Nogueira | - |
| dc.date.accessioned | 2011-07-15T10:29:40Z | - |
| dc.date.available | 2011-07-15T10:29:40Z | - |
| dc.date.issued | 2011 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/5943 | - |
| dc.description | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil | en_US |
| dc.description.abstract | Nas últimas décadas, em grande parte dos países desenvolvidos, foi realizado um forte investimento na construção de infra-estruturas, nomeadamente pontes. Porém, grande parte destas estruturas apresentam actualmente sinais claros de deterioração pelo que se torna fundamental investir na correcta gestão na manutenção das mesmas. Esta gestão é realizada com o auxílio de sistemas de gestão de pontes, que se encontram em constante aperfeiçoamento. Neste estudo, foram descritas as características destas ferramentas e exemplificados alguns dos actuais sistemas existentes. O trabalho elaborado no âmbito desta dissertação, consiste fundamentalmente em desenvolver um modelo de previsão de deterioração futura de pontes existentes, recorrendo a processos de Markov. Esta metodologia é feita num âmbito probabilístico e para desenvolver o modelo, recorre a dados estatísticos de pontes semelhantes às que se pretendem analisar. Estes dados, dizem respeito a inspecções visuais realizadas às estruturas (estados de condição). A evolução na deterioração pode ser controlada se forem planeadas intervenções de manutenção às estruturas da rede. Essas intervenções podem ser de carácter preventivo,adiando a deterioração, ou de carácter correctivo, melhorando o estado de condição. Foi estudada a influência de duas acções de manutenção numa rede viária de pontes: tratamento com sílano (preventiva) e a acção de substituição (correctiva). Optimizaram-se estratégias de actuação destas acções por algoritmos genéticos e verificou-se, que na maioria das situações, a decisão de combinar as duas acções representa a melhor opção a tomar. | en_US |
| dc.language.iso | por | en_US |
| dc.publisher | Faculdade de Ciências e Tecnologia | en_US |
| dc.rights | openAccess | en_US |
| dc.subject | Sistemas de gestão de pontes | en_US |
| dc.subject | Processos de Markov | en_US |
| dc.subject | Deterioração | en_US |
| dc.subject | Inspecções | en_US |
| dc.subject | Acções de manutenção | en_US |
| dc.subject | Custos | en_US |
| dc.title | Modelos de previsão de deterioração de pontes existentes: processos de Markov | en_US |
| dc.type | masterThesis | en_US |
| my.embargo.terms | null | en_US |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEC - Dissertações de Mestrado | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Sobreiro_2011.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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