Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/58543| Título: | ANSIEDADE DOS APRENDENTES CHINESES NA APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA |
| Autor: | Sining Ge |
| Orientador: | Silva, Maria do Carmo Vieira da |
| Palavras-chave: | Português como Língua Segunda e Estrangeira China Ansiedade de Língua Estrangeira Estudantes chineses Língua portuguesa Escala de Ansiedade de Sala de Aula de Língua Estrangeira Aprendizagem de língua estrangeira Ensino de língua estrangeira Foreign Language Anxiety Chinese Students Portuguese Language Foreign Language Classroom Anxiety Scale Foreign Language Learning Foreign Language Teaching |
| Data de Defesa: | 17-Dez-2018 |
| Resumo: | A Ansiedade de Língua Estrangeira é considerada como o maior obstáculo emocional
na aprendizagem de línguas (Arnold, 2000), e sempre foi um dos focos do ensino e de
pesquisas de línguas estrangeiras. O psicólogo americano Horwitz (1986) apontou, pela
primeira vez, que a Ansiedade de Língua Estrangeira é um conceito independente e
separou-a de outras ansiedades. Posteriormente, o mesmo autor desenvolveu a Escala
de Ansiedade de Sala de Aula de Língua Estrangeira (Foreign Language Classroom
Anxiety Scale - FLCAS), e os estudos relativos a esta temática entraram num novo
estádio. Agora, a Ansiedade de Língua Estrangeira tornou-se um tema amplamente
discutido e analisado na área de aprendizagem de línguas estrangeiras.
A Ansiedade de Língua Estrangeira enfrentada pelos estudantes chineses no processo
de aprendizagem do português como língua estrangeira é universal e, ao mesmo tempo,
específica, por isso, o estudo das suas raízes, fatores e medidas, tem um importante
significado orientador na aprendizagem do português dos alunos chineses. O presente estudo tem como objetivo analisar a Ansiedade de Língua Estrangeira dos
estudantes chineses na aprendizagem do português, especialmente a sua estrutura, os
principais fatores, as suas particularidades e as soluções eficazes. No processo de
desenvolvimento, com base nas teorias relacionadas, como da psicologia, da psicologia
cognitiva, da aquisição de segunda língua e pedagogia, utilizando questionário para
coletar informações, o presente trabalho visa analisar e discutir os dados e resumir as
conclusões com significados práticos. Além disso, o presente estudo analisa, ainda, a
influência da cultura e mentalidade tradicional chinesa sobre pensamentos e
comportamentos dos alunos na aprendizagem de uma língua estrangeira.
A pesquisa usou questionários para coletar informações de 100 participantes
provenientes de diferentes partes da China (a parte continental da China e Macau) e
com diferentes níveis de bases de língua portuguesa, tendo como instrumento da
pesquisa a Escala de Ansiedade de Sala de Aula de Língua Estrangeira (FLCAS) de
versão em chinês, a fim de analisar, abordar e concluir as relações entre os principais
fatores e o nível de ansiedade de língua estrangeira. A partir das perspetivas da
sociedade, dos professores e dos alunos, são apresentadas sugestões razoáveis para lidar
com a ansiedade de língua estrangeira, para fornecer referência para os professores
melhorarem e ajudarem o ensino e os estudantes chineses aprenderem o português de
uma maneira melhor. Foreign Language Anxiety is considered to be the greatest emotional obstacle in language learning (Arnold, 2000), and has always been one of the focuses of teaching and researching foreign languages. Since the American psychologist Horwitz (1986) pointed out for the first time that Foreign Language Anxiety is an independent concept and separated it from other anxieties. Subsequently, the same author developed the Foreign Language Classroom Anxiety Scale (FLCAS), relative studies entered a new stage. Now, Foreign Language Anxiety has become a widely discussed and analyzed topic in the area of foreign language learning. The Foreign Language Anxiety faced by Chinese students in the process of learning Portuguese as a foreign language is universal and, at the same time, specific, therefore, the study of its roots, factors and measures, has an important guiding meaning in the learning of Portuguese of Chinese students. The present study aims to analyze the foreign language anxiety of Chinese students in learning Portuguese, especially their structure, the main factors, their particularities and effective solutions. In the development process, based on related theories such as psychology, cognitive psychology, second language acquisition and pedagogy, using questionnaire to collect information, the present work aims to analyze and discuss the data and summarize the conclusions with practical meanings. In addition, the present study also examines the influence of Chinese culture and traditional mentality on students' thoughts and behaviors in learning a foreign language. The research used questionnaires to collect information from 100 participants from different parts of China (the mainland of China and Macao) and with different levels of Portuguese language bases, using as an instrument of research the Language Classroom Anxiety Scale Foreign (FLCAS) version in Chinese in order to analyze, address and conclude the relationships between the main factors and the level of foreign language anxiety. From the perspectives of society, teachers and students, reasonable suggestions are presented to deal with foreign language anxiety, to provide a reference for teachers to improve and help teaching, and for Chinese students to learn Portuguese better. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/58543 |
| Designação: | Português como Língua Segunda e Estrangeira |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Versão Final Ge Sining.pdf | 852,5 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











