Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/58227
Título: A construção do gabinete de comunicação do LIP: da estratégia aos resultados
Autor: Espírito-Santo, Maria Catarina Ferreira do
Orientador: Granado, António
Palavras-chave: Comunicação de ciência
LIP
Comunicação institucional
Instituições de investigação científica
Gabinete de comunicação
Estratégia de comunicação
Science communication
Corporate communications
Research institutions
Communication office
Communication strategy
Data de Defesa: 5-Dez-2018
Resumo: A ciência assume hoje a necessidade de uma relação estreita com a sociedade, discute o seu papel na construção social e confronta-se com a necessidade de se fazer compreender e de conseguir o apoio dessa mesma sociedade. Cada vez mais, as instituições científicas têm gabinetes de comunicação organizados, com dimensões e competências que variam de acordo com o tamanho e as características da instituição. Neste trabalho fala-se da experiência da estruturação do gabinete de comunicação do LIP — Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, ou de como uma instituição de tamanho médio (pouco acima de 80 doutorados) criou um gabinete de comunicação (LIP-ECO, Education, Communication and Outreach) com características particulares e que teve impacto na instituição. Como ponto de partida, faz-se uma reflexão, alicerçada em bibliografia, sobre a comunicação institucional e de ciência nas instituições de investigação científica, e lançam-se perguntas sobre os rumos que esta comunicação pode ou deve tomar. Apresenta-se em seguida o LIP, e faz-se um breve diagnóstico à comunicação na instituição. A exposição comemorativa dos 30 anos do LIP, “Partículas: do bosão de Higgs à matéria escura”, foi um ponto de viragem na comunicação no LIP, e é por isso discutida em detalhe neste trabalho. Foi em seguida escrito o documento de estratégia de comunicação, um passo importante na estruturação da comunicação no LIP, e que é aqui apresentado. O documento pretende ser o guia para a comunicação e a definição do perfil público do laboratório. Nele são definidos os objectivos, públicos, mensagens e canais da comunicação, assim como a missão, posicionamento, visão e valores da instituição. Uma vez definida a estratégia de comunicação, iniciou-se uma revisão completa dos instrumentos de comunicação. Da estratégia de comunicação resultou também a definição de públicos alvos prioritários: a comunidade do LIP; os potenciais estudantes de pós-graduação do laboratório; os nossos pares institucionais mais directos — universidades, centros de investigação e agências de financiamento. O trabalho realizado tendo em mente cada um destes públicos prioritários é descrito. Por fim, passam-se em revista os principais desafios que o LIP-ECO hoje enfrenta, e apresentam-se alguma reflexões sobre a comunicação nas instituições de investigação científica.
Science today recognises the need for a close relationship with society, discusses its role in social construction and faces the need to make itself understood and to gain societal support. Scientific institutions increasingly have organized communication offices with dimensions and competencies that vary according to the size and characteristics of the institution. This project discusses the experience of structuring the communication office of LIP — Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, or how a medium-sized institution (just over 80 PhD researchers) has created a communication office (LIP-ECO, Education, Communication and Outreach) with specific characteristics that had an impact on the institution. As a starting point, a bibliography-based reflection on institutional and science communication in scientific research institutions is carried out, and questions are raised about the directions that this communication can or should take. LIP is then presented, and a brief diagnosis of communication at the institution is made. The exhibition "Particles: from the Higgs boson to dark matter”, celebrating LIP’s 30th anniversary, was a turning point in communication at LIP, and is therefore discussed in detail in this work. A communication strategy document was then written, which is presented below. This was an important step in structuring communications at LIP. The document is meant to be a roadmap for LIP’s communication activities and public profile. Is sets de communication objectives, audiences, messages and communication channels, as well as the institution’s mission, positioning, vision and values. Once the communication strategy of the laboratory had been defined, a complete revision of the communication instruments was started. The communication strategy also resulted in the definition of priority target audiences: the LIP community; the potential LIP graduate students; our most direct institutional peers — universities, research centers and funding agencies. The work done with each of these priority audiences in mind is described. Finally, we review the main challenges LIP-ECO faces today, and present some thoughts on communication in scientific research institutions.
URI: http://hdl.handle.net/10362/58227
Designação: Comunicação de Ciência
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ProjMestrado-CatEspSanto-Final.pdf5,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.