Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/57618
Título: Análise multicritério aplicada na reabilitação de infraestruturas ferroviária
Autor: Caetano, Vasco Fernando Rodrigues
Orientador: Couto, Paula
Fontul, Simona
Palavras-chave: Via-férrea balastrada
Análise multicritério
MACBETH
Singularidades da via-férrea
Zonas de transição
Degradação da via-férrea
Data de Defesa: Dez-2018
Resumo: A infraestrutura ferroviária apresenta condicionantes muito próprias que conduzem à ne-cessidade de otimização da infraestrutura, com elevados níveis de segurança e qualidade, asso-ciados a um custo mais vantajoso. Neste sentido, afigura-se imprescindível compreender à prio-ri as metodologias de inspeção e monitorização das infraestruturas existentes, a forma de pro-cessamento dos seus dados, bem como as soluções de reabilitação disponíveis no mercado. O presente trabalho tem início com uma breve descrição dos: i) constituintes da via balas-trada e o seu funcionamento; ii) diferentes tipos de ações atuantes; iii) mecanismos de degrada-ção a nível da camada de balastro, da substrutura e das zonas de transição. As soluções de reabi-litação abordadas neste trabalho contemplam desde um simples ataque da via, até a uma reno-vação integral da via com reforço da subestrutura. Tendo por base alguns dos conceitos apresen-tados no que se refere à Análise Multicritério, torna-se possível definir quais as variáveis, crité-rios e respetivos pesos, que mais importam e condicionam a decisão de investimento na reabili-tação da infraestrutura ferroviária. Atualmente, o fator económico surge como uma das variá-veis que apresenta elevado peso de decisão devido a encontrar-se fortemente associado a uma falta de capacidade de investimento. A ausência de medidas de manutenção e de reabilitação tem um impacto negativo a nível da qualidade de serviço prestado aos utilizadores, da própria infraestrutura e do material circulante, resultando em custos de reabilitação maiores. Posterior-mente, é apresentado um caso de estudo correspondente a um trecho de uma infraestrutura fer-roviária em Portugal, onde será aplicada toda a metodologia da Análise Multicritério e conse-quente análise de resultados. O trabalho desenvolvido constitui um importante contributo para um planeamento mais eficiente das medidas de manutenção e reabilitação ferroviária, baseando-se num melhor apro-veitamento dos dados resultantes do plano de monitorização, mediante uma análise multicrité-rio.
URI: http://hdl.handle.net/10362/57618
Designação: Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Estruturas
Aparece nas colecções:FCT: DEC - Dissertações de Mestrado

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